A previsão do governo federal é ampliar o programa vale-gás no Brasil. Com isso, até 2023, a expectativa é ampliar o benefício para todos os brasileiros que já recebem o Auxílio Brasil. Ou seja, as famílias mais necessitadas do país.
Leia mais: INSS: veja quem pode e como fazer a revisão do benefício
Os pagamentos do benefício começaram a ser feitos ainda em 2021 para milhares de brasileiros. O programa paga o valor equivalente a 50% do preço médio do botijão de gás vendido no Brasil. O valor é disponibilizado para as famílias a cada dois meses.
Previsão do vale-gás
Desde que o programa foi criado e aprovado, o governo federal estuda formas de ampliar ainda mais o número de famílias beneficiadas. Assim, a previsão do vale-gás segundo o Ministério da Cidadania é de fazer uma inclusão gradativa de mais famílias no programa.
Para janeiro de 2022, mais de 5,4 milhões de pessoas devem começar a receber o dinheiro do vale-gás. Se comparar ao total de famílias que recebe o Auxílio Brasil, algo em torno de 17 milhões de pessoas, ainda falta muito para atingir todo esse público.
Por isso, as famílias que pretendem conseguir mais esse benefícios podem ter que esperar por mais dois anos. Outra insegurança das famílias é quanto ao pagamento do próprio Auxílio Brasil. Por isso, apesar da expectativa anunciada pelo governo, ainda se tem muita insegurança sobre a real destinação do dinheiro às famílias.
Até mesmo porque o próprio programa Auxílio Brasil tem garantia até o final de 2022. Depois disso o que se tem é incertezas quanto à permanência do programa, que foi criado para substituir o Bolsa Família. Assim, a depender das próximas eleições presidenciais, muita coisa pode mudar.
Mas, de qualquer forma, o programa vale-gás foi criado com duração de até cinco anos. Por isso, a esperança de ampliar o número de famílias beneficiadas pode se tornar mesmo uma realidade nos próximos anos, como anuncia o governo federal.
Por conta da situação das famílias atingidas pelas chuvas, principalmente em Minas Gerais e na Bahia, o pagamento do vale-gás que estava previsto para janeiro do ano que vem foi antecipado. Assim, os valores chegaram para alguns brasileiros no dia 27 de dezembro. Mas isso aconteceu apenas nas cidades atingidas pelas fortes chuvas.