scorecardresearch ghost pixel



Vai comprar uma casa? Saiba quais os custos ocultos de comprar um imóvel

Até mesmo compradores cuidadosos esquecem custos adicionais, como seguros e inspeções da construção na pressa de conseguir o imóvel perfeito.



Você encontrou o lugar dos seus sonhos, organizou suas finanças, definiu a data da compra no seu calendário – mas você já considerou os custos ocultos de comprar uma casa?

Veja também: TikTok lança recurso para vendedores criarem lojas dentro do app

Com toda a empolgação de comprar o que provavelmente será uma das maiores compras que você fará, é fácil ignorar todas as despesas extras envolvidas na compra de um imóvel. E isso pode rapidamente chegar a uma quantia substancial que terá impacto sobre o quanto você pode pagar pela propriedade.

O imposto é o maior vilão. Embora Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) possa chegar a dezenas de milhares de reais – mesmo levando em consideração os descontos aplicados – um número surpreendente de compradores não leva em consideração o custo extra ao calcular quanto eles podem pagar e quanto precisam desembolsar.

Mas não se trata apenas do ITBI. Até mesmo compradores cuidadosos esquecem custos adicionais, como seguros e inspeções da construção na pressa de conseguir o imóvel perfeito.

Embora essas despesas possam parecer incidentais, elas são cruciais para proteger o que poderia ser seu maior ativo. Por exemplo, uma inspeção do imóvel, que custa algumas centenas de reais pode economizar dezenas de milhares se identificar um problema com a propriedade antes de você assinar o contrato de venda.

ITBI

O governo cobra um imposto de transferência de bens imóveis, mais conhecido como ITBI. quando um imóvel muda de dono, o valor é calculado com base no valor do imóvel. Embora existam alguns descontos e isenções (quem está comprando a primeira casa), o imposto adiciona uma quantidade substancial de custo de compra.

Taxas administrativas

Quando você solicita um empréstimo, muitos bancos e instituições financeiras cobram uma taxa administrativa para cobrir os custos de processamento e administração. As taxas variam de acordo com o provedor.

Seguro de hipoteca

O credor provavelmente exigirá que você faça um seguro hipotecário para cobrir quaisquer perdas, caso você não consiga liquidar o financiamento. O custo da apólice pode ser pago como uma taxa única e inicial ou adicionado ao seu empréstimo, mas pode chegar a vários milhares de reais, dependendo do valor do empréstimo.

Taxa de registro da escritura

O governo estadual e municipal cobram uma série de taxas de registro de escritura. Isso podem adicionar milhares de reais nos gastos com a aquisição do imóvel.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário