scorecardresearch ghost pixel



Tomada de imóvel por banco sem decisão judicial está mais próxima de ser aprovada no STF

Cinco ministros da Suprema Corte votaram a favor de autorizar a tomada extrajudicial de imóveis de devedores.



O Supremo Tribunal Federal (STF) está mais próximo de autorizar a tomada extrajudicial de imóveis financiados, pelo banco ou instituição financeira, quando houver atraso no pagamento das parcelas. Cinco ministros votaram a favor da recuperação do bem sem necessidade de decisão judicial.

Leia mais: Imposto sobre heranças pode mudar com reforma tributária. O que esperar?

O julgamento está relacionado a uma lei de 1997 que estabeleceu a alienação fiduciária, modelo no qual o próprio imóvel que está sendo financiado é oferecido como garantia. A legislação prevê que, em caso de atraso no pagamento, a instituição pode solicitar a retomada do bem em um cartório, sem precisar passar pela Justiça.

A norma foi considerada constitucional pelo relator da ação, ministro Luiz Fux, que teve seu voto acompanhado pelos ministros Cristiano Zanin, André Mendonça, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli. O próximo a votar será Edson Fachin, que deve divergir de Fux.

Ao proferir seu voto, o relator citou o argumento de que o sistema atual ajuda a reduzir os custos do setor.

“A exigência de judicialização da execução dos contratos de mútuos com alienação fiduciária de imóveis iria de encontro aos avanços e aprimoramentos no arcabouço legal do mercado de crédito imobiliário, os quais tiveram significativa contribuição para o crescimento do setor e redução dos riscos e custos”, disse Fux.

Caso que motivou o julgamento

O processo que deu origem ao julgamento envolve um comprador que questionou a alienação de seu imóvel pela Caixa Econômica Federal. O homem alegou que não houve direito à ampla defesa.

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) manteve a sentença e o recurso foi parar no STF. A decisão da Suprema Corte terá repercussão geral, o que significa que deverá ser seguida em outros casos semelhantes.

A procuradora-geral da República interina, Elizeta Ramos, acredita que o modelo atual não respeita o devido processo legal, e por esse motivo o recurso deveria ser aceito. “Uma vez que as bases de garantia do processo judicial é a existência de juiz imparcial, alheio à lide, que faça valer os direitos materiais e instrumentais das partes, parece correto concluir que o desaparecimento dessa figura compromete o devido processo legal”, explicou.




Voltar ao topo

Deixe um comentário