A canela é um ingrediente usado não só na culinária do dia a dia como também em diferentes outros processos e finalidades. Uma delas é garantir a proteção e vitalidade das plantas.
Leia mais: Plantas com flores: 5 adubos caseiros poderosos e fáceis de fazer
Muita gente não sabe, mas a canela combate fungos e outras pestes e ainda contribui para o fortalecimento da raiz. Na prática, ela funciona como um excelente pesticida natural para quem quer manter as plantas mais fortes sem ter que recorrer ao uso de fertilizantes químicos.
Como usar a canela e garantir benefícios às plantas
Veja a seguir as diferentes formas de aplicar a canela nas plantas para garantir que elas fiquem mais fortes e saudáveis:
- No controle de pragas: a canela em pó possui um forte aroma com propriedades químicas que afastam os insetos e formigas que danificam as plantas. Ela pode ser polvilhada diretamente no vegetal ou nos seus arredores para prevenir pragas.
- Na cicatrização de plantas: ao trocar uma planta de lugar, muitas vezes acabamos causando danos a ela. Para ajudar na recuperação, basta aplicar um pouco de canela, que assim o processo de cicatrização será ainda mais rápido.
- Na aplicação em mudas: a canela também é um excelente enraizador, pois pode contribuir positivamente para a fase de crescimento inicial de uma planta, quando ela ainda é uma muda. Ao mesmo, ela também age como pesticida e agente fortalecedor da raiz.
- No combate a fungos: assim que identificados sinais de mofos nas plantas, basta polvilhar um pouco de canela na terra ou usando uma mistura de 1 copo de água morna e 1 colher de chá de canela em um borrifador. A substância possui agentes desinfetantes capazes de agir no combate a fungos.