As frutas possuem grande concentração de fibras, além disso, ainda possuem baixas quantidades de calorias e isso pode favorecer o emagrecimento. Mas nada de exagerar, hein!
Cada fruta deve ser consumida com moderação. Recomenda-se que sejam inseridas na dieta duas ou três frutas diferentes por dia, sempre acompanhadas de uma alimentação balanceada e atividade física.
Veja mais: Qual a melhor forma de começar uma nova dieta? Confira dicas para um emagrecimento saudável
Isso permite que o metabolismo dê uma acelerada e use as reservas de gordura acumuladas no corpo, favorecendo a perda de peso. Veja as frutas que, se consumidas na medida certa, podem favorecer o emagrecimento.
Pera
Muito rica em fibras, a pera é uma fruta que ajuda muito no emagrecimento por ter um potencial de promover a saciedade, além de ajudar na redução dos níveis de colesterol no sangue. Para que ela ajude ainda mais no processo de emagrecimento, recomenda-se que seja consumida 20 minutos antes do almoço ou do jantar.
Limão
O limão é um diurético muito poderoso, auxiliando ativamente o seu emagrecimento. Possui vitamina C, um potente antioxidante que ajuda a eliminar as toxinas do organismo, além de deixar a pele mais viçosa. Essa fruta também ajuda na redução do colesterol e do açúcar no sangue.
Morango
Possui pouquíssimas calorias, é rico em compostos bioativos por conta de sua concentração elevada de vitamina C, folato e compostos fenólicos, que promovem efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.
O morango também possui muitas fibras. Também auxilia no controle dos níveis de açúcar no sangue, aumenta a sensação de saciedade, reduz as calorias ingeridas e favorece a perda de peso. Essa fruta também é muito rica em potássio, ajudando a regular a pressão arterial.
Pitaya
A pitaya possui poucas calorias e é muito rica em antioxidantes, entre os quais betalaínas e flavonoides. Também possui vitamina C, ferro e fibra, entre outros compostos que favorecem a perda de peso. Promove a melhora do sistema imune, o controle do açúcar no sangue e a diminuição da gordura acumulada no fígado.
Maçã
Muito rica em fibras e antioxidantes, a maçã melhora a digestão, também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e auxilia também na diminuição dos níveis de colesterol e triglicerídeos.
Uma ótima dica para a sobremesa é assar a maçã com canela ou cravo da índia. Contém poucas calorias e é deliciosa e nutritiva.
Kiwi
Rico em vitamina C, o kiwi tem efeito laxativo e também possui muitas fibras, o que ajuda a melhorar o funcionamento intestinal. A fruta aumenta a sensação de saciedade e favorece a atividade do sistema imune. Por possuir clorofila em sua composição, ainda potencializa o efeito detox.
Mirtilo
Além de possuir uma baixa quantidade de calorias, o mirtilo tem grande concentração de fibras, ajudando a controlar os níveis de açúcar no sangue e diminuindo o colesterol LDL. Além disso, diminui a inflamação do organismo e os danos provocados pelos radicais livres.
Mamão
Rico em Vitamina C, água e fibras, o mamão ajuda na melhora do trânsito intestinal e diminui a retenção de líquidos do corpo.
Tangerina
Possui muita água, fibras e poucas calorias. A tangerina também é rica em vitamina C, auxiliando na absorção do ferro no intestino. Também fortalece o sistema imune, melhora o trânsito intestinal por conta de suas fibras, ajuda no controle da glicemia e reduz a absorção de gordura.
Melão
Ajuda na redução da retenção hídrica por ser rico em propriedades diuréticas. Além disso, o melão possui muito potássio, fibras e antioxidantes como a vitamina C, betacarotenos e licopeno.