A pimenta está presente em diversos pratos da culinária brasileira, tonando seu consumo bastante comum pelos brasileiros. Apesar do sabor que ela acrescenta à comida, o alimento pode ser um grande vilão do organismo e provocar efeitos negativos no corpo.
Leia mais: Gosta de comer ovo? Veja se você faz parte da lista de pessoas que devem evitar o alimento
Os principais deles estão relacionados com o aparelho digestivo. Isso porque a pimenta pode ser bastante agressiva quando consumida em excesso, podendo causar irritações na boca, no estômago e intestino.
3 problemas causados pelo consumo de pimenta que você não sabia
1. A ingestão do alimento deve ser evitada ao máximo por quem possui as seguintes doenças: gastrite, doença inflamatória intestinal, doença de Crohn, refluxo, úlceras e similares.
O que acontece é que a pimenta provoca um efeito agressivo sobre as paredes do estômago, o que pode tornar as fezes mais líquidas.
2. Ao contrário do que é dito por aí, a pimenta não é responsável pelo aparecimento de hemorroida – doença que causa inflamação ao redor do ânus ou reto e provoca dor e sangramento.
Por outro lado, a ingestão do alimento pode agravar o quadro inflamatório de quem já possui a doença, ao provocar irritação e mais dores.
3. O consumo em excesso de pimenta pode provocar o aparecimento de bolhas na boca ou língua, enquanto em outras podem surgir náuseas, vômitos, alteração na respiração, suadeiras e até falta de ar.