scorecardresearch ghost pixel



Intestino preso? Descubra quais alimentos resolvem o problema

Lista traz os melhores alimentos para soltar o intestino e aliviar as dores e cólicas abdominais. Confira as dicas e prepare o próximo cardápio saudável.



Se você sofre com prisão de ventre, intestino preguiçoso ou algum problema relacionado ao sistema digestivo, a alimentação deve ser bem regrada.

Afinal, nada pior do que passar mal após se alimentar durante as refeições diárias. Existem alimentos que podem agravar diversas situações de saúde ligadas ao tema. Por isso, separamos alguns dos alimentos mais indicados para consumo por quem apresenta dificuldades intestinais.

Veja também: Comer muita laranja faz mal? Conheça os riscos

Vale destacar que nenhum desses alimentos tem a capacidade de substituir algum tratamento médico. Porém, eles podem sim minimizar os sintomas de intestino lento, por exemplo. Isso evita que a pessoa busque por soluções alternativas e aleatórias, como consumir laxante sem necessidade.

Alimentos mais indicados para tratar intestino preso

De modo geral, todas as comidas apresentadas aqui são ricas em teor de fibras e líquidos. Essa mistura é ideal para hidratar o organismo e fazer com que o bolo fecal possa ser eliminado com mais facilidade.

Por consequência, são alimentos que melhoram a sensação de conforto estomacal e ajudam a combater os gases e as cólicas abdominais.

Aliás, embora não esteja na lista, a água é uma substância importantíssima no processo descrito acima. É fundamental que seja ingerida uma boa quantidade de água ao longo do dia.

Especialistas dizem que o recomendado é tomar cerca de 0,35 ml de água para cada kg do corpo. Ou seja, uma pessoa que pesa 100 kg deve ingerir 3,5 litros de água por dia.

Lista de alimentos para combater prisão de ventre

  • Mamão: o mamão é excelente para soltar o intestino e aliviar a sensação de dor e desconforto. A fruta é rica em fibras e magnésio.
  • Ameixa seca: a ameixa seca pode ser adicionada a outras frutas ou ao iogurte, por exemplo. Também existe a opção de comê-la sem adição em nenhuma outra comida. Seu efeito é bem semelhante ao do mamão.
  • Iogurte natural: o iogurte natural é repleto de “bactérias boas” para a flora intestinal. Por conter esses probióticos, o alimento ajuda a facilitar a digestão.
  • Abóbora: rica em fibras e água, a abóbora tem tudo que o intestino precisa para trabalhar bem.
  • Quiabo: excelente legume para fazer o intestino trabalhar a todo o vapor. Além disso, o quiabo melhora a saúde do fígado.




Voltar ao topo

Deixe um comentário