Bastante silenciosa, o diabetes é uma doença que tem sido cada vez mais comum nos dias de hoje. De acordo com dados da Federação Internacional de Diabetes, acredita-se que existem cerca de 16,8 milhões de pessoas com a enfermidade. Em um comparativo, isso representa 7% da população do país.
Leia mais: Frutinha milagrosa pode reduzir a glicose e prevenir o diabetes
A situação de quem convive com a doença exige cuidado redobrado, principalmente quando falamos dos níveis de açúcar no organismo. Uma má alimentação pode provocar picos de açúcar no sangue e agravar ainda mais a situação. Por isso a necessidade imprescindível de uma dieta equilibrada para o controle da doença.
No caso daqueles com diabetes tipo 2 – caracterizada pela produção insuficiente de insulina pelo pâncreas ou pela incapacidade do organismo em utilizar a insulina produzida de forma eficiente – é preciso ter atenção redobrada com a ingestão de açúcar, além da quantidade de calorias ingeridas no dia.
Confira a seguir as dicas de algumas alimentos que devem ser evitados em casos de picos altos de glicose. As dicas são da médica Sally Roxburgh, da Clínica Fleet Street, em Londres.
5 alimentos que devem ser evitados em caso de glicose alta
Carnes processadas: alimentos como carne vermelha gordurosa, presunto, salame, por exemplo, devem ser retirados do prato. Na prática, eles contribuem para o ganho de peso, o que dificulta o controle do diabetes. A sugestão é optar por carnes magras, como frango ou peru.
Suco de frutas: tudo que é consumido em grande quantidade pode fazer mal, incluindo os sucos naturais. Beber em excesso faz com que haja um grande acúmulo de açúcar e calorias extras no organismo, responsáveis por causar picos de glicose e ganho de peso.
Bolos: aqueles que sofrem com elevados níveis de açúcar no sangue devem evitar o consumo de bolos. Com alto teor de açúcar, a comida pode prejudicar quem está tentando manter a glicose controlada.
Bebidas adoçadas: bebidas com açúcar ou adoçante em sua composição devem ser evitadas. Refrigerantes, por exemplo, devem ser retirados do cardápio.
Alimentos ricos em carboidratos: certos alimentos fazem os níveis de açúcar no sangue subirem mais rápido, como no caso daqueles ricos em carboidratos. Podemos citar como exemplo: arroz, batatas, macarrão, além de qualquer outra coisa com adição de açúcar. Assim que são digeridos, o açúcar dos carboidratos é rapidamente absorvido pela corrente sanguínea.