scorecardresearch ghost pixel



Descubra 6 sintomas da glicose alta e algumas dicas para controlá-la

Alto nível de açúcar no sangue pode levar a condições de saúde bastante preocupantes, como diabetes tipo 2.



A glicose alta, ou hiperglicemia, ocorre quando não há quantidades suficientes de insulina circulando no sangue. Mesmo várias horas após a refeição, uma pessoa que sofre com esse problema pode verificar valores acima de 180 mg/dL de açúcar no seu organismo.

Leia mais: Receitas de chá para abaixar o açúcar no sangue e controlar o diabetes

A condição é causada por sedentarismo, obesidade, alimentação inadequada e até pelo efeito colateral de medicamentos. Em muitos casos, ela está relacionado ao diabetes, doença crônica que afeta a maneira como o corpo processa a glicose.

Sintomas da hiperglicemia

Alguns sintomas podem indicar que seus níveis de açúcar no sangue estão altos. Confira seis deles:

  1. Vontade frequente para urinar;
  2. Enjôo;
  3. Sede excessiva;
  4. Cansaço excessivo;
  5. Dor de cabeça;
  6. Sonolência.

Ao detectar algum desses sintomas, procure um médico para realizar o tratamento correto. Se não for tratada e evoluir para diabetes tipo 2, a condição pode causar sérios problemas, como amputação de membros, cegueira e comprometimento dos nervos.

Como controlar a glicose alta

O melhor jeito de evitar o aumento da glicose é adotar hábitos alimentares mais saudáveis e realizar atividades físicas com regularidade. Veja algumas ações indicadas para lidar com o problema:

  • Atividade física regular: ao se exercitar, o corpo utiliza o açúcar como fonte de energia e impede seu acúmulo no sangue.
  • Alimentação saudável e equilibrada: os carboidratos são a principal fonte de açúcar, por isso opte por alimentos integrais e vegetais e evite aqueles ricos em carboidratos e açúcares.
  • Manter o peso: ficar dentro do peso indicado pelo médico ajuda na melhor atividade da insulina.
  • Medir a glicemia com frequência: para verificar a quantidade de açúcar no sangue e identificar a necessidade de ir ao hospital, meça a glicemia ao longo do dia.

Em casos de diabetes tipo 1, o médico pode aplicar uma injeção de insulina na tentativa de regularizar a quantidade de glicose. No caso do tipo 2, é mais comum o uso de medicamentos para controle da situação.

Além dessa doenças, a hiperglicemia está relacionada a condições como estresse, obesidade, sedentarismo, alimentação inadequada e problemas no pâncreas, órgão responsável pela produção e liberação de insulina no organismo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário