scorecardresearch ghost pixel



8 alimentos básicos que não podem ir para a geladeira, mas você não sabia

Alguns alimentos usados com frequência no cotidiano devem ficar na despensa e longe de refrigeração. Descubra quais são eles e evite desperdícios.



A geladeira tem como finalidade básica a conservação de alimentos. Mas nem tudo deve ser colocado no eletrodoméstico, pois, ao invés de estender a vida útil de itens, ele pode acabar acelerando seu processo de deterioração.

Um exemplo é o tomate, que geralmente vai parar na geladeira de maneira incorreta. Veja a seguir uma lista com 8 alimentos básicos, usados com frequência no cotidiano, que devem ficar na despensa e longe de refrigeração.

8 alimentos básicos que devem ficar de fora da geladeira

1. Cebola

As cebolas são ingredientes que precisam de ventilação. Por esse motivo, interior úmido da geladeira faz com que o alimento estrague rápido. A dica é mantê-las na despensa e longe de batatas para evitar que apodreçam de forma acelerada.

2. Batata

As batatas também são alimentos que não devem ser colocados na geladeira em razão do amido, que se transforma em açúcar. A substância faz com que elas mudem de cor, sabor e até mesmo de textura. O ideal é armazenar o alimento em local fresco e arejado.

3. Café

Primeiramente, o alimento deve ser colocado em recipientes que não entram ar. Em seguida, basta colocá-lo dentro da despensa e não na geladeira. Isso porque a refrigeração afeta o sabor. Apenas o coador de café pode ser levado à geladeira.

4. Alho

O alho é outro alimento que necessita de ventilação e colocá-lo na geladeira pode causar alteração no sabor e provocar mofo. Armazene-o em ar fresco e solto por até dois meses. Apenas depois de picado é que ele pode ir para a geladeira.

5. Pão

A dica é consumir o alimento na hora ou em até quatro dias, evitando levá-lo à geladeira. O que acontece é que a refrigeração acaba ressecando o alimento mais rápido. Por outro lado, o refrigerador pode ser utilizado no caso de pães que não serão consumidos em quatro dias.

6. Pimenta

O vidrinho de pimenta em conserva deve ficar de fora da geladeira. O alimento consegue permanecer intacto por até três ano porque conta do vinagre e azeite, ingredientes que mantêm por mais tempo a durabilidade do alimento.

7. Tomate

Este é um dos alimentos que mais costumam parar na geladeira de forma incorreta. A refrigeração da fruta faz com que ela acabe se deteriorando mas rápido e perca seu sabor natural. Para um melhor armazenamento, os tomates devem ser colocados na fruteira de cabeça para baixo.

8. Mel

Armazenar o mel na geladeira aumenta as chances de engrossá-lo e cristalizá-lo mais rápido. Trata-se de um alimento totalmente natural e que não estraga. Por esse motivo, não há a necessidade de armazená-lo na geladeira.




Voltar ao topo

Deixe um comentário