Duas das principais causas de morte no mundo, o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC), estão relacionadas diretamente com a pressão alta. Os risco que essa condição traz provoca sérios danos ao organismo.
Leia mais: Berberina: substância ajuda a controlar o açúcar e colesterol no sangue
Quando alguém está com hipertensão arterial, isso significa o sangue dessa pessoa com dificuldade de chegar em outros órgãos do corpo. E ela se torna um problema quando ela passa de 12 para 8.
Apesar dos riscos, é possível tentar manter a pressão arterial equilibrada, começando pela redução no consumo de sal, alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas. Outra dica é manter uma ingestão adequada de água, bebendo cerca de 2 litros por dia, e praticar exercícios físicos por pelo menos 30 minutos todos os dias.
9 dicas para controlar a pressão alta de forma natural
Algumas práticas que podem ajudar no controle da pressão alta de forma natural consistem em seguir bons hábitos de saúde, a saber:
- Praticar exercícios físicos regularmente por pelo menos 30 minutos por dia;
- Evitar ao máximo o consumo de gorduras e frituras;
- Controlar o colesterol no sangue;
- Evitar drogas que aumentem a pressão arterial como cafeína, antidepressivos, corticoides, anfetaminas, cocaína e outros;
- Reduzir o uso de sal, colocando no lugar ervas aromáticas;
- Evitar situações de muito estresse;
- Diminuir o peso do corpo;
- Abolir o consumo de cigarros;
- Evitar bebidas alcoólicas.
Importante: Mesmo que a condição não tenha cura, ainda é possível controlar a pressão alta de forma adequada. Quando em casos mais graves, o médico cardiologista pode orientar o uso de remédios anti-hipertensivos.