scorecardresearch ghost pixel



Alívio pet: Cachorro pode comer sorvete em dias quentes?

Embora não tóxico, o sorvete é um alimento rico em gordura e açúcares, substâncias que podem ser prejudiciais ao animal.



O organismo dos cachorros é diferentes dos nossos, seres humanos. É por esse motivo que devemos ser extremamente cuidadosos no momento de oferecer alimentos aos pets. A atenção com a dieta deve sempre ser uma das prioridades que o tutor deve ter em relação ao seu animal de estimação.

Leia mais: Top 3 raças pequenas de cachorros mais fofas e fáceis de cuidar

Uma dúvida que permeia a cabeça de muitas pessoas é se dar sorvete para cachorro faz mal. Em geral, o cachorro pode comer sorvete, tanto aqueles de palito quanto os de massa. Salvo em alguns casos a sobremesa não é tóxica para o animal, porém, é necessário ter atenção com alguns aspectos.

Cuidados ao compartilhar alimentos com o animal

Assim como para os seres humanos, embora não tóxico, o sorvete é um alimento rico em gordura e açúcares, substâncias que podem ser prejudiciais a longo prazo e contribuir para o ganho de peso, diabetes e outros problemas de saúde.

Em relação aos pet, um dos problemas quando o tutor compartilha o que está comendo com seu bichinho é tornar isso um hábito. Ou seja, quanto mais comida é oferecida ao cachorro, mais ele passará a implorar por alimento.

A principal consequência disso é a ingestão de grandes quantidades de calorias pelos animais acima da recomendação diária. Outro problema no compartilhamento de comida é a rejeição do animal a outros tipos de refeição menos apetitosas, característica que vai sendo adquirida com o passar do tempo.

Mas, afinal, é seguro dar sorvete para o cachorro?

Como dito acima, não existe uma substância tóxica presente no preparo que vá causar graves danos à saúde do pet. Porém, a longo prazo, isso pode afetar a saúde do animal, principalmente quando oferecidos alguns sabores de sorvete que são tóxicos para os cachorros.

Segundo a Dra. Mariana Porsani, médica-veterinária especialista em nutrologia da rede Seres, sorvete de uva e chocolate nunca devem ser oferecidos aos animais. O motivo é que eles podem causar intoxicações nos pets.

O xilitol, um tipo de adoçante bastante utilizado em alimentos de baixa caloria, também pode ser extremamente tóxico para cães, podendo causar inclusive morte súbita. Resumindo: na dúvida em relação à composição, o mais recomendado é não compartilhar seu sorvete ou picolé com o pet.

Uma dica é procurar por receitas de sorvetes caseiros próprios para cães e que funcionam muito bem para os dias quentes. Alguns deles, inclusive, podem ser preparados à base de chuchu.




Voltar ao topo

Deixe um comentário