scorecardresearch ghost pixel



Aprenda 5 utilidades do vinagre com bicarbonato para a limpeza da casa

Mistura poderosa é capaz de combater pulgas, eliminar gordura e mau-cheiro, além de desentupir o encanamento do banheiro e da cozinha.



Muitas pessoas não sabem, mas acabam gastando verdadeiras fortunas com produtos de limpeza à toa. Vários ingredientes que temos em casa podem ser úteis para diversas situações do cotidiano. 

Veja também: 13 frutas deliciosas e saudáveis que seu cachorro pode comer

Um desses elementos coringas do dia a dia é o bicarbonato de sódio. Aquele pozinho branco pode ser usado na cozinha, mas é super eficiente na limpeza. Se misturar ele com vinagre, o resultado acaba sendo ainda mais poderoso. Confira hoje 5 receitas de bicarbonato de sódio com vinagre que você não conhecia.

Bicarbonato de sódio com vinagre para limpeza

É preciso, primeiramente, entender o que é o bicarbonato de sódio. Ele se trata de um produto químico, de origem natural e está classificado como um sal. Uma de suas principais funções é a redução da alcalinidade e da acidez. Ele pode ser usado com esses dois fins em diversas receitas culinárias.

Contudo, o bicarbonato de sódio também se torna um poderoso componente abrasivo para a limpeza. Ele é ótimo para remover manchas e desencardir gorduras.

Por sua vez, o vinagre possui uma alta concentração de ácido acético. Isso faz com que ele seja um desengordurante potente. Mais do que isso, o vinagre é um bactericida natural, elimina odores e dá brilho. Já dá para imaginar a mistura potente desses dois.

5 utilidades do bicarbonato de sódio com vinagre:

1 – Limpeza pesada

O bicarbonato de sódio e o vinagre podem ser acrescentados na limpeza da casa. Esse produto  funciona como abrasivo leve e desengordurante, além de potencializar outros itens. Se misturado a um detergente neutro, o poder de limpeza fica ampliado. Essa mistura é capaz de tirar manchas de panela, sujeira de azulejo, mofo do banheiro etc.

2 – Lavagem de roupas

Ao misturar um pouco de bicarbonato de sódio ao sabão em pó, a lavagem de roupas também ganha com isso. Principalmente peças brancas acabam recuperando mais de seus tons originais. Acrescente o vinagre para eliminar o mau-cheiro e as manchas de gordura mais profundas.

3 – Desentupidor

Misture uma xícara de vinagre com 3 colheres de bicarbonato de sódio no vaso sanitário ou no ralo da pia. Deixe agir por 10 minutos e depois jogue água fervente aos poucos. Seu encanamento estará desobstruído.

4 – Antisséptico

Lave o quintal com água, vinagre e bicarbonato para ter o piso brilhando e completamente desinfectado. A solução remove até marcas de tinta antiga que possam estar pelo chão.

5 – Antipulgas

Limpe a casa com vinagre e bicarbonato de sódio diluídos em água. É um excelente mecanismo para se livrar de pulgas e carrapatos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário