Embora a piada popular diga que o chuchu seria o “quarto estado da água” por não ter gosto, ele é um legume bastante apreciado. Saladas de chuchu tem um alto poder de refrescância, além de ser um vegetal rico em líquidos. Ainda que o sabor do chuchu seja suave, ele possui importantes propriedades nutricionais para o corpo. O melhor é que este alimento pode ser inserido em quase qualquer tipo de refeição.
Veja também: Tá errado: Não coloque estes 17 alimentos na geladeira ou eles irão estragar
A única característica do chuchu que pode gerar certo incômodo durante o preparo está em uma “cola” que o legume libera. Após manipular o chuchu, é normal que as mãos fiquem grudentas e seja difícil retirar essa camada de substância pegajosa.
Como manipular o chuchu sem que as mãos fiquem grudentas?
Se você não tinha o hábito de comer chuchu com frequência, vale a pena introduzir o alimento na dieta. Afinal, ele é um legume bem pouco calórico e que tem capacidade de adicionar vários elementos ao corpo.
O chuchu também pode ser comido cru, se for ralado em raladores de fios, que deixam os cortes finos e alongados. Porém, uma boa salada com vegetais cozidos ou salteados também deve levar em consideração o chuchu.
Após manipular o insumo, você vai notar que há uma espécie de cola presa às mãos. Confira abaixo como eliminar esse desconforto.
Faca afiada ou descascador
A primeira opção para se livrar do material pegajoso é investir em uma faca bem afiada. Também dá para utilizar um descascador próprio para limpar o chuchu. Isso tudo diminui o contato do chuchu com a pele humana.
Use água
Se você descascar o chuchu embaixo da torneira ligada ou utilizar uma forma de umedecer a fruta, a cola não terá tempo de impregnar nas mãos.
Por fim, também dá para arriscar passar óleo nas mãos para evitar que a gosma do chuchu grude nelas. Lembrando que estas são apenas algumas formas simples, práticas e fáceis para descascar o chuchu sem fazer muita bagunça.