scorecardresearch ghost pixel



Arrase no cardápio do seu pet: 20 alimentos liberados para cães

Conheça 20 opções de alimentos que não fazem mal ao seu animal de estimação e ainda são gostosos e nutritivos.



Quem tem um cachorro está mais do que acostumado a ver aquela carinha de pidão quando está comendo. Mas nem tudo que os humanos ingerem faz bem para seu melhor amigo, por isso, é preciso não cair na tentação de dar aquele pedacinho do que está no seu prato.

Leia mais: Top 4 animais domésticos mais populares e queridos do Brasil

Existem algumas opções de alimentos super gostosos e nutritivos permitidos para cães, embora a ração ainda seja a melhor escolha. O produto é desenvolvido de acordo com as necessidades do animal, logo deve ser a base se sua alimentação.

É importante conhecer os alimentos que não são saudáveis para os cães por conterem muito sódio ou muita gordura, por exemplo. Se você quer fugir deles, veja a seguir 20 alimentos que não vão prejudicar a saúde do seu amigo.

Frutas para cachorros
Frutas para cachorros

20 alimentos liberados para cães

  1. Banana: a fruta é gostosa e ainda faz bem para a saúde dos cachorros. É só oferecer como petisco para garantir uma fonte extra de potássio, magnésio e vitamina B6.
  2. Beterraba: basta cozinhar e servir sem nenhum tempero. A beterraba não é indicada para cães com diabetes, porque embora tenha vitaminas A, B e C, também contém bastante açúcar.
  3. Abóbora: rica em betacaroteno, vitamina C e fibras, a abóbora pode ser cozida e servida em pedaços pequenos, sem tempero.
  4. Batata doce: a fonte de vitamina E, betacaroteno e fibras amada pelos esportistas também é uma ótima opção para os cães. É só cozinhar e oferecer.
  5. Cenoura: garanta betacaroteno, cálcio e outras vitaminas servindo cenoura sem casca, cozida ou crua para seu cão. Além de ser cheia de nutrientes, ela ajuda a limpar os dentes e a desenvolver os músculos envolvidos na mastigação.
  6. Chuchu: muitos humanos podem não gostar de chuchu, mas os cachorros adoram. É só cozinhar e servir esse alimento cheio de vitaminas e fibras, que inclusive é uma boa pedida para cães que estão de dieta.
  7. Couve-flor: cozido e sem tempero, esse alimento é uma ótima fonte de fibras e vitaminas A e B.
  8. Espinafre: rico em cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, o vegetal é um dos mais completos do mundo. Basta cozinhar e oferecer para seu cãozinho.
  9. Goiaba: a fruta também está liberada para os pets. A goiaba tem ferro e vitaminas A, B e C, além de nutrientes e fibras na casca.
  10. Inhame: cheio de fibras, o inhame cozido garante mais carboidratos para o animal e pode complementar sua dieta.
  11. Tomate: repleto de fibras e vitaminas A, B e C, o tomate sem casca e cru também traz benefícios para os pets.
  12. Kiwi: outra fruta que vale a pena oferecer para seu cachorro é o kiwi, fonte de vitamina C. Basta retirar a casca e servir o fruto doce e saboroso.
  13. Maçã: rica em vitaminas B, C e E, a maçã também é uma boa fonte de fibras. Para facilitar a vida do seu amigo, retire a casca, as sementes e o miolo.
  14. Manteiga de amendoim: acredite se quiser, mas ela é liberada. Prefira fazer a sua em casa e evitar componentes de marcas prontas, como o xilitol. A manteiga de amendoim tem vitaminas B e C, além de proteínas.
  15. Melancia: refrescante e deliciosa, a melancia é ideal para manter seu cão hidratado. Para facilitar, retira a casca e as sementes antes de oferecer.
  16. Carne bovina: motivo da cara de pidão de muitos cachorros, a carne pode ser servida cozida ou crua, sem nenhum tempero. Se preferir oferecer crua, observe o cheiro e a cor e não deixe no prato do animal por mais de 20 minutos.
  17. Morango: outro alimento que está liberado para seu melhor amigo é o morango, fruta com poucas calorias e muitas vitaminas. Mas não exagere: ofereça em porções pequenas, apenas como petisco.
  18. Pêra: a pêra tem vitaminas A e C e também faz bem aos cães. É só tirar a casca e as sementes antes.
  19. Manga: impossível não fazer o trocadilho do cão chupando manga! A saborosa fruta tem bastante vitamina C e deve ser servida sem casca e sem caroço.
  20. Brócolis: o último alimento bom pra cachorro é o brócolis, cheio de nutrientes como potássio, zinco e ferro. Você pode servir cozido ou misturar na ração, sempre sem tempero.

Todos esses alimentos devem ser oferecidos como um petisco, e não diariamente. Para adotar a chamada alimentação caseira, procure um veterinário especialista em nutrição animal.




Voltar ao topo

Deixe um comentário