A procura por produtos naturais nunca foi tão grande quanto nos últimos anos. Uma enxurrada de dicas e sugestões saudáveis abarrotou a internet e seus mecanismos de buscas. Mais do que isso, diversos produtos naturais começaram a ser produzidos e vendidos em série no Brasil. Um deles é o óleo de coco.
Veja também: Receita: cappuccino caseiro super cremoso e fácil de fazer
Contudo, com a industrialização feroz no processo de produção, fica a dúvida sobre a integridade do óleo de coco comprado. Pensando em produtos “low poo”, ou sem química, que tal produzir o próprio óleo de coco na sua casa? Isso garantirá que é um insumo livre de qualquer substância indesejada.
Benefícios do óleo de coco para a saúde e para o corpo
Mesmo na sua forma natural, o óleo de coco já pode ser utilizado para diversos fins. Ele possui propriedades hidratantes que são cobiçadas pelos produtores de xampus, sabonetes e sabões. Porém, os benefícios também são enfatizados se ele for usado na culinária, por exemplo.
Confira algumas das vantagens do óleo de coco:
- Ajuda no crescimento dos cabelos;
- Protetor natural contra piolhos;
- Combate às caspas;
- Ajuda a hidratar a pele;
- Melhora o sistema imunológico;
- Controla a pressão arterial;
- Oferece ação antioxidante;
- Auxilia no emagrecimento, com efeito termogênico;
- Previne infecções;
- Diminui gordura abdominal;
- Elimina o mau hálito; entre outros.
Receita de óleo de coco caseiro
O óleo de coco pode ser aplicado in natura na pele e nos cabelos. Além disso, ele também é utilizado no preparo de doces e salgados. Confira o passo a passo para preparar esse óleo em casa.
Ingredientes:
- 2 cocos maduros, de casca marrom e com bastante água (precisa ser orgânico);
- 3 xícaras de água de coco, extraída das próprias frutas;
- 1 jarra de vidro de 1 litro;
- Pano para filtragem;
- Pote de vidro grande e com boca larga;
- Garrafa PET
Preparo:
Bata a polpa dos cocos junto da água extraída (3 xícaras) no liquidificador por 3 minutos. Se a mistura ficar muito consistente, coloque um pouco de água para que fique mais líquida.
Coloque tudo em um pano e vá espremendo até retirar todo o leite de coco. Reserve a polpa e congele, ela pode ser utilizada para receitas futuras. Depois coloque todo o leite de coco na jarra de vidro e deixe descansar por 48 horas em local escuro.
Passe o líquido para a garrafa PET e mantenha em temperatura ambiente, sem a presença de luz solar. O óleo começará a se separar do leite, depois de algumas horas leve a garrafa para a geladeira e deixe descansar por três horas. Evite agitar o recipiente.
Faça um corte na linha do óleo na garrafa PET e coloque-o no pote de vidro com tampa. Sua cor será amarelada quando estiver líquido e branca quando for gelado.