scorecardresearch ghost pixel



Aprenda a podar corretamente um pé de limão para colher frutos melhores

O limoeiro exige poucos cuidados, mas é preciso ter atenção aos detalhes. As podas corretas ajudam a planta a se desenvolver e dar bons frutos.



O limão é uma fruta bem cotada para se ter em casa. O pé de limão é fácil de plantar e se adapta bem ao clima do Brasil, praticamente em todas as regiões. Seja o limão Taiti ou o Galego, ambos são ótimos para utilizar como tempero ou ingredientes de suco e doces. 

Veja também: Veja como aproveitar todos os nutrientes da casca da laranja na alimentação

Nada melhor do que um churrasquinho regado a bastante limão nas carnes para curtir o final de semana. Porém, para que o limoeiro se desenvolva, alguns cuidados são necessários.

Seja qual for a espécie, é preciso realizar podas na árvore para acelerar o crescimento e garantir um vegetal forte e saudável. Existem diferentes tipos de podas que devem ser aplicadas no pé de limão. Os cortes são simples e exigem apenas um pouquinho de atenção a alguns detalhes.

Podas no limoeiro: como fazer a primeira?

Para realizar a primeira poda, o ideal é que o clima esteja com temperaturas mais amenas. Assim, o final do outono e começo do inverno é um período propício para isso. O ideal é se livrar de galhos que não estejam sadios ou que estejam crescendo de forma tortuosa.

Deixe o topo da planta intacto e se concentre nos galhos inferiores. Porém, nada de exageros, já que a planta está apenas no começo de sua vida. Aliás, evite fazer a poda antes de 1 ano.

Podas para efetuar a limpeza

Quando seu limoeiro começar a dar flores e frutos, o ideal é ir podando aos poucos. Isso deve acontecer perto da Primavera. Os primeiros limões não costumam ser os melhores para utilizar. Então arranque-os e deixe que os próximos apareçam.

Sempre elimine os ramos e galhos doentes

Um pé de limão demora cerca de 5 anos para atingir sua fase adulta completa. Entretanto, ele continuará crescendo por bastante tempo. Sempre elimine os ramos e galhos doentes ou com aspecto ruim. Faça podas regulares todos os anos para garantir que a árvore não apresente problemas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário