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Atenção! Novas regras impedem remarcação de viagens aéreas

A partir de 1º de janeiro de 2022 começaram a valer as novas regras para remarcação de viagens. Confira o que muda.



Aproveitou aquela promoção e agora não vai poder viajar? Pois é, saiba que as novas regras podem impedir a remarcação de viagens em companhias aéreas. Então, antes de comprar os bilhetes, confira o que muda para não ficar no prejuízo.

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Pelas novas regras, a partir deste mês, quem desistir de uma viagem vai ter que pagar um valor para conseguir remarcar o voo. As mudanças valem para passagens aéreas, pacotes turísticos e também hospedagens.

Remarcação de viagens

Antes, as viagens podiam ser remarcadas sem gastos adicionais por parte dos passageiros por conta da pandemia da Covid-19. A todo momento, novas medidas sanitárias comprometiam os planos de pessoas pelo mundo inteiro. Mas, com o avanço da vacinação, as regras de remarcação mudaram.

Por outro lado, se for a empresa aérea que cancelar o voo, é direito do cliente escolher pelo reembolso, o crédito ou pela remarcação da viagem.

Muitas viagens foram remarcadas também por conta de suspeitas de Covid-19. Porém, por agora, mesmo que o cliente cancele por essa razão, ele não tem mais o direito de reembolso.

Apesar das mudanças, muitos clientes reclamam que a remarcação já era um processo difícil mesmo durante a pandemia. Assim, muitos não tiveram reembolso e até mesmo muita dificuldade de comunicação com as empresas aéreas. Outra queixa dos clientes é que, em muitos casos de remarcação de viagens, tiveram que desembolsar até 50% a mais. O que deixava a remarcação também onerosa para muitos passageiros.

Nos casos em que os consumidores encontrarem dificuldades para registrar as reclamações junto às companhias aéreas, a recomendação é fazer o relato junto ao Ministério da Justiça ou até mesmo no Procon de cada cidade. O prazo de 12 meses para o reembolso também é uma reclamação constante dos consumidores.

Assim, desde 1º de janeiro o que vale é a nova regra. Se o consumidor desistir da viagem por qualquer que seja a razão, a empresa pode cobrar pela remarcação. E o crédito também vai ter data de validade, de acordo com os prazos definidos em contrato por cada companhia aérea. O ressarcimento pode ter multa, mas deverá ser imediato.




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