scorecardresearch ghost pixel



Beber champanhe ou vinho reduz o risco de contaminação pela Covid-19; entenda como

Pesquisa relatou que os pacientes que consomem vinho tinto todos os dias possuem 17% menos chance de contrair o vírus.



Cientistas e pesquisadores ao redor do globo tentam diariamente explicar o porquê de algumas pessoas serem infectadas pelo SARS-Cov-2 e outras não. Entretanto, um estudo realizado com um grupo de pacientes internados num hospital chinês pode apresentar uma reviravolta no assunto.

Leia mais: Covid-19: Conheça os alimentos que podem ajudar no tratamento

Isso porque, segundo a tese, consumir vinho pode ajudar o sistema imunológico a derrotar a infecção causada pela Covid-19. O estudo, realizado no Hospital Shenzhen Kangning, na China, mostrou que os pacientes que consomem vinho tinto todos os dias possuem 17% menos chance de contrair o vírus.

Ainda de acordo com a pesquisa, no caso de vinho branco ou champanhe, o consumo regular também pode ter eficácia contra o coronavírus, porém em menor escala, em torno de 8%. É considerado consumo regular a quantidade média de cinco copos por semana.

Explicação da descoberta

O grande ponto da questão envolvendo o consumo das bebidas não está relacionado ao álcool, que é facilmente encontrado em tantos outros tipos de etílicos, mas que não provocam o mesmo efeito que o vinho e o champanhe.

A diferença, ou ponto chave, são certas partículas que o vinho, neste caso a uva, possui: os polifenóis. As substâncias possuem efeito antioxidante e desempenham um papel de proteção do corpo contra uma variedade de doenças, principalmente aquelas relacionadas ao sistema respiratório e cardiovascular.

No organismo, essas partículas, ao se juntarem às células humanas, passam a atuar como uma espécie de barreira, que ajuda o corpo a se defender de si mesmo. De acordo com os responsáveis pelo estudo, participaram da ação cerca de 500 mil pacientes com idades distintas entre si.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário