scorecardresearch ghost pixel



Covid-19: Conheça os alimentos que podem ajudar no tratamento

Alimentação mais saudável e com pouca gordura e carboidrato pode ajudar o organismo a combater a doença viral.



Uma nova onda de casos de Covid-19 chegou ao Brasil após a descoberta da variante Ômicron. Além de seguir todas as recomendações médicas, quem está com a doença e quer ficar livre dela o quanto antes precisa apostar em uma alimentação mais saudável.

Leia mais: Como eliminar as olheiras? Utilize óleo de coco do jeito certo diariamente

“A dieta, mais especificamente a nutrição, faz parte do esquema terapêutico da Covid. A resposta do sistema imunológico vai ser melhor conforme nosso saldo nutricional”, explica o médico nutrólogo Daniel Magnoni, presidente do Imem (Instituto de Metabolismo e Nutrição).

Alimentos muito gordurosos ou com excesso de sal e carboidrato, como pão, massas e doces, são considerados pouco nutritivos, diz Magnoni.

“Necessariamente, quem está com Covid não precisa diminuir os carboidratos, mas essa redução pode ajudar o corpo de uma forma geral, evitando obesidade, por exemplo. Não existe impacto direto, mas precisamos evitar alimentos hipercalóricos e trocar por outros, mais nutritivos e com mais proteínas, que ajudam na formação de glóbulos brancos e anticorpos”, afirma.

A hidratação é outra recomendação do nutrólogo para combater a doença. Segundo ele, o indicado é consumir 2 a 3 litros de água por dia. “A hidratação é muito importante para melhorar a saída da infecção, se você não está hidratado, você não tosse adequadamente, o que dificulta a eliminação de secreções”, detalha.

Alimentos para inserir na rotina

O especialista lista alguns alimentos que devem ser inseridos na rotina por quem quer ajudar o organismo a combater a Covid-19. Veja quais são:

  • 3 litros de líquido por dia;
  • 1 a 2 ovos por dia;
  • 2 potes de iogurte sem açúcar por dia;
  • 3 frutas por dia;
  • Pouco carboidrato e pelo menos 150 gramas de proteína (frango, peixe, carne) no almoço e na janta;
  • Legumes, arroz em quantidade moderada e/ou batatas fritas ou cozidas (em pouca quantidade) como acompanhamento.

Mesmo para quem não contraiu o vírus, a ação de uma dieta equilibrada é muito importante. Além de melhorar sua qualidade de vida, ela ajuda a fortalecer o organismo para o caso de uma eventual infecção.




Voltar ao topo

Deixe um comentário