scorecardresearch ghost pixel



Bicarbonato de sódio exige cuidado ao misturar com certos produtos

Confira quais os cuidados ao utilizar o bicarbonato em casa. Descubra também as diversas aplicações do produto para as tarefas cotidianas.



O bicarbonato de sódio é um dos elementos da casa mais versáteis e úteis que você pode ter. Aquele pozinho branco pode ser usado na cozinha e até na limpeza pesada.

Ele tem propriedades abrasivas capazes de remover gordura, manchas e todo tipo de sujeira. Se misturado com outros produtos, o bicarbonato remove o mau odor, ajuda a desentupir o encanamento, lavar as roupas etc. Além de tudo isso, ele também atua no preparo de alimentos saborosos.

Veja também: Receita caseira de desinfetante super eficiente e que rende muito

É preciso, primeiramente, entender o que é o bicarbonato de sódio. Ele se trata de um produto químico, de origem natural e está classificado como um sal. Uma de suas principais funções é a redução da acidez.

Ele pode ser usado com este fim em diversas receitas culinárias. Porém, suas propriedades podem ser úteis muito além da cozinha. Apesar disso, é preciso ter cautela e não misturar com certos produtos.

Utilidades incríveis do bicarbonato

1 – O bicarbonato de sódio pode ser acrescentado na limpeza da casa. Ele funciona como um produto abrasivo leve e potencializa outros itens. Se misturado a um detergente neutro, o poder de limpeza fica ampliado. Ele pode ser utilizado na limpeza de manchas em panelas, por exemplo. Basta adicionar um pouco do pó junto ao detergente ou ao produto selecionado.

2 – Ao misturar um pouco de bicarbonato de sódio ao sabão em pó, a lavagem de roupas também ganha com isso. Principalmente peças brancas acabam recuperando mais de seus tons originais.

3 – Misture duas colheres de bicarbonato e meia colher de sabonete líquido. Esfregue a pasta nos pés, especialmente nos calos. O produto pode ser adicionado ao escalda pés também.

4 – Colocar um pouco do bicarbonato de sódio em tênis e sapatos ajuda a prevenir e eliminar o mau cheiro. Basta salpicar o pó no interior dos calçados e não se esquecer de usar meias.

5-  O bicarbonato de sódio pode ser colocado em frestas e vãos, além de outros locais da casa. O objetivo é eliminar e afastar pragas como pulgas e carrapatos. Ele também tem poder de conservante em alimentos e produtos perecíveis.

Cuidado ao misturar bicarbonato de sódio com os seguintes elementos:

  • Vinagre: apenas misture com as devidas proteções;
  • Limão: mantenha o mesmo cuidado;
  • Nunca ingira o bicarbonato puro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário