Brasileiros podem ter dinheiro a receber de bancos; Veja como consultar o saldo

Levantamento realizado pelo BC em junho de 2021 mostra que cerca de R$ 8 bilhões serão destinados a clientes de bancos de todo o Brasil.



O Banco Central (BC) liberou um novo serviço de consulta que possibilita ao cidadão checar se possui algum dinheiro a receber de instituições financeiras. Os valores são oriundos de cobranças feitas de forma indevida por bancos ou de saldos remanescentes de contas antigas que foram encerradas e não puderam mais ser consultadas.

Leia mais: Banco Central tira do ar sistema de consulta a valores devidos por bancos

O novo modelo de repasses recebeu o nome de Sistema de Informações e Valores a Receber (SVR), disponível no site do BC. Por ele, o cidadão consegue fazer a consulta dos recursos remanescentes de contas encerradas, seja pessoa física ou jurídica, além de facilitar a devolução dos valores.

Por meio do serviço, o cidadão também consegue identificar valores a receber de tarifas cobradas indevidamente, parcelas de empréstimos, bem como recursos que acabam sendo esquecidos após o encerramento de grupos de consórcio.

De acordo com um levantamento realizado pelo BC em junho de 2021, cerca de R$ 8 bilhões serão destinados a clientes de bancos em todo o território nacional.

Como consultar valores a receber de bancos?

Veja a seguir como realizar a consulta para saber se existe a disponibilidade de saldo a receber de bancos:

  • Acesse o site Banco Central;
  • Em seguida, vá na seção Minha Vida Financeira;
  • Clique na opção Valores a Receber;
  • Em seguida, vá ao final da página e selecione a opção Consulta ao Relatório Valores a Receber;
  • Escolha a opção Iniciar Consulta;
  • Preencha o número do seu CPF;
  • Pronto! O sistema irá identificar se você possui valores a receber de bancos. Caso não tenha, não é necessário seguir adiante.

Se houver dinheiro para receber, basta a pessoa consultar os valores e a instituição pagadora por meio do Registrato, portal do BC encarregado de apresentar informações financeiras do cidadão. Quem já possui cadastro pode realizar login e senha. A página do Registrato pode ser acessada aqui.




Voltar ao topo

Deixe um comentário