scorecardresearch ghost pixel



Calça jeans precisa ser lavada todo dia? Veja o que deve ser feito

Especialistas apontam para risco de vírus e bactérias aderirem ao tecido e causarem problemas de saúde. Veja o que deve ser feito.



Ter uma calça jeans diferente para cada dia da semana é algo inviável para a maioria das pessoas. Como a peça é uma das mais utilizadas pelos cidadãos de todas as idades, existe uma dúvida bem comum. 

Veja também: Açúcar no xampu faz o cabelo crescer? Confira os benefícios da mistura

Muitas pessoas se perguntam se é necessário lavar a calça jeans toda vez depois que usar. Não é apenas a sujeira que pode incomodar, mas atualmente a existência de vírus no ar pode afetar as roupas que cada um veste.

Existem estudos que apontam para uma prevalência prolongada do coronavírus em calças jeans. O que ocorre é que o tecido jeans absorve mais as partículas presentes no ar.

No meio delas, existem gotículas expelidas por pacientes infectados que podem se aderir às superfícies. Por isso, há pesquisas que apontam para uma sobrevivência de até 24 horas do vírus nas calças desse tecido.

Dúvida sobre lavar as calças jeans com alta frequência

Ao mesmo tempo que o vírus e outros microrganismos podem prevalecer, existem estudos que dizem o contrário. Vários especialistas dizem que mesmo que os agentes patológicos sobrevivam nas roupas, a carga viral ou a quantidade é muito baixa. Além disso, fabricantes de calças jeans não recomendam a lavagem frequente da peça.

Há rumores na internet que orientam para colocar as vestes no congelador por 12 horas. Esse procedimento ajudaria a eliminar os vírus, por exemplo. Contudo, não há qualquer tipo de evidência científica que comprove esse tipo de ação como eficiente.

O que devo fazer?

O ideal é que a calça jeans seja colocada de molho em água e sabão antes de iniciar a lavagem. Depois, basta proceder de forma comum para lavar as calças. Se o traje foi colocado em exposição ao vírus dentro de hospitais, o melhor é que seja lavado separadamente.

É importante que a lavagem seja feita sempre após o uso. Por isso, tenha calças em outros materiais para revezar a utilização das roupas. Utilize os produtos indicados pelo fabricante para diminuir os efeitos prejudiciais ao tecido.




Voltar ao topo

Deixe um comentário