A insônia é um problema de saúde que afeta milhões de brasileiros e atrapalha diretamente o rendimento do dia. Tarefas simples da rotina se tornam exaustivas e o estresse acaba predominando. Em outras palavras, dormir bem é essencial para que a saúde fique em dia, bem como o humor e a disposição física. Contudo, um chá simples e poderoso pode ser um santo remédio para as noites sem dormir.
Veja também: 6 bebidas com gengibre para fortalecer o corpo e aumentar a imunidade
Causas da insônia podem ser variadas
Uma pesquisa divulgada pelo Instituto do Sono, de São Paulo, revelou que a dificuldade de dormir tem afetado quase 70% dos brasileiros na pandemia. Além disso, cerca de 60% das pessoas acordam mais vezes durante a noite. O levantamento ouviu 1.600 pessoas de 24 estados no Brasil, por meio de um questionário virtual, de acordo com a Agência Brasil.
As causas que levam a perda da capacidade de dormir podem ser bem variadas. Dentre elas, destaca-se a desordem hormonal. Os hormônios são os responsáveis por proporcionar boas noites de sono e descanso para o corpo e a mente.
Quando há um desarranjo no corpo, como a queda no nível de açúcar no sangue durante a noite, o cortisol sobe. Este é o hormônio que aumenta os níveis de ansiedade e de estresse. Consequentemente, o sono fica comprometido e o descanso mais ainda. Este é apenas um dos motivos que levam a insônia, mas quase todos estão aliados ao estresse e ao nível de cortisol.
Insônia pode ser amenizada e resolvida através de chá
O chá capaz de aliviar os sintomas da insônia e permitir uma boa noite de descanso é o chá de folha de goiabeira. Não muito comum, esta bebida proporciona muitos benefícios ao organismo.
Para preparar o chá de folha de goiabeira, basta misturar uma colher com folhas secas da árvore a 250 ml de água fervente. Abafe a panela com a tampa ou com um prato e deixe descansar por 10 minutos. Coe o líquido e tome 1 hora antes de deitar-se para dormir.
O consumo deste chá não deve ser prolongado por vários dias seguidos. Caso a insônia persistir, procure um especialista.