scorecardresearch ghost pixel



CNH digital: veja como ter a versão do documento no seu celular

A CNH digital é um documento que pode facilitar a vida dos motoristas pela facilidade de acesso. Basta apresentar o celular.



Os principais documentos que toda pessoa precisa ter estão aos poucos migrando para a versão digital. Afinal de contas, a facilidade de reunir tudo na palma da mão facilita o acesso aos documentos. Com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não é diferente. Então, veja como ter a versão digital no seu celular.

Leia mais: CNH: confira o que muda em 2022 para os motoristas e motociclistas

A CNH digital é um documento oficial, considerado pelas autoridades de trânsito. Por exemplo, ao ser abordado em uma fiscalização, é possível apresentar a versão digital e aproveitar essa facilidade. O documento oficial tem um QR Code, assim como na versão impressa.



CNH digital

A carteira digital pode ser acessada de duas formas: pelo aplicativo próprio da CNH digital ou também por meio da Receita Federal.

A facilidade em poder contar também com a versão digital é mais uma forma de ter sempre o documento por perto. Caso contrário, se o motorista for flagrado sem o documento oficial que confirma a liberação para dirigir, ele pode ser multado.

Assim, com a versão digital fica mais fácil. Já que é só apresentar o celular. Para isso, você vai precisar inicialmente da versão impressa. É que por meio dela é possível gerar a versão digital. Assim, com o QR Code é possível validar a CNH digital.



Primeiramente, faça o login no aplicativo Gov.Br. Se você não tem uma conta, o primeiro passo é fazer essa etapa de forma gratuita. Em seguida é preciso apontar a câmera do celular para que o QR Code faça a leitura das informações.

Depois, cadastre o CEP do motorista, conforme informação que já está no cadastro do Departamento de Trânsito (Detran) do seu estado.

Outra opção é pelo aplicativo da Receita Federal. Nesse caso, baixe o aplicativo, coloque o seu CPF e a data de nascimento. Aceite os termos e condições de uso. A próxima etapa é fazer a biometria e confirmar por meio do escaneamento do rosto.

Você também vai ter que criar um PIN, uma espécie de senha, com apenas 4 dígitos. Vá em CNH e abra o documento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário