scorecardresearch ghost pixel



CNH suspensa? Veja o que fazer para recuperar o documento

A CNH é o documento que habilita os motoristas a dirigir. Quando ela é suspensa, o condutor precisa passar pela reciclagem.



A Carteira Nacional de Habilitação é o documento que garante que o motorista está apto a dirigir e cumpre as exigências das leis de trânsito. Mas, a depender da quantidade de infrações, a CNH pode ser suspensa. Nesses casos, você sabe o que fazer?

Leia mais: Detran divulga lista de motoristas que terão CNH suspensa ou cassada

A CNH pode ser suspensa assim que o motorista atinge o limite de pontos por infração. Sem o documento o motorista fica impedido de dirigir até regularizar a situação. A suspensão está prevista no Código de Trânsito Brasileiro.

CNH suspensa

A CNH suspensa é a última etapa das penalidade. Ou seja, é quando o motorista já não tem mais condições de dirigir sem antes passar por um processo de reciclagem. Afinal, se o motorista tem cometido muitas infrações de trânsito, é hora de rever os conhecimentos pensando na segurança pessoal e das outras pessoas no trânsito.

A suspensão pode acontecer quando o motorista atinge uma quantidade de pontos num mesmo ano. Assim, as infrações possuem pontuações pré-definidas.

Se a infração for leve, o motorista leva 3 pontos na carteira. As infrações médias somam 4 pontos. As graves, 5 pontos. Por fim, a infração gravíssima rende 7 pontos na CNH.

Entre os motivos que levam à suspensão da carteira está dirigir depois de beber, além do excesso de velocidade, assim como as manobras perigosas.

Além dessas infrações é preciso considerar também os pontos somados, mesmo que seja de infrações consideradas leves. Assim, com mais de 20 pontos na CNH, o motorista pode ter a carteira suspensa.

Depois que a carteira de habilitação é suspensa, o motorista precisa entregar a CNH nas unidades de atendimento do Departamento Nacional de Trânsito (Detran).

Além disso é preciso cumprir o tempo de suspensão do direito de dirigir. E, por último, para ter a carteira de volta os motoristas precisam passar pelo Curso Teórico de Reciclagem, nos centros de formação de condutores.




Voltar ao topo

Deixe um comentário