scorecardresearch ghost pixel



Como comer carboidratos “requentados” pode ajudar a emagrecer; Veja aqui

Saiba como a prática de reaproveitar sobras de alimentos pode ajudar a controlar o açúcar no sangue e influenciar na redução de medidas.



Quando estamos preparando algo para comer, é comum sobrar um pouco a mais de comida. Para evitar desperdícios, guardamos o que restou na geladeira para comer mais tarde. Mas o que muita gente não sabe é que, nesse reaproveitamento de alimentos, quando o assunto são carboidratos, saiba eles podem ajudar na pesa de peso.

Leia mais: Nunca consuma estes 3 alimentos de manhã se quiser evitar glicose alta

É o que explica a nutricionista Rhiannon Lambert. Segundo ela, quando ingerimos carboidratos, eles são decompostos no intestino e absorvidos como açúcar, o que acaba aumentando os níveis de glicose no sangue.

Porém, no caso de carboidratos cozidos, como batata, macarrão e arroz, caso sejam resfriados, eles acabam produzindo um tipo de fibra, chamada de “amido resistente“.

“O amido resistente é aquele que ‘resiste’ à digestão. Não é digerido no intestino delgado e depois fermenta. Ele é bom porque não se converte rapidamente em açúcar”, declarou a especialista.

Carboidrato requentado é melhor para a saúde?

Um estudo divulgado no ano de 2014, sob comando da médica Denise Robertson da Universidade de Surrey e Van Tulleke, apontou que a ingestão de macarrão cozido, reaquecido ou resfriado provocou um menor aumento de açúcar no sangue em comparação ao alimento cozido ou recém-cozido.

O mesmo efeito foi encontrado com o arroz branco durante uma pesquisa realizada em 2015. Nela, descobriu-se que comer amido resistente contribui para o aumento da sensação de saciedade, processo que pode ajudar quem quer perder peso.

A mesma prática também se aplica aos pães. Por esse motivo, é bastante recomendado congelar fatias do alimento antes de consumi-las no dia a dia.




Voltar ao topo

Deixe um comentário