scorecardresearch ghost pixel



Como escolher a melancia perfeita: sinais de que está madura

Confira dicas para saber se uma melancia está madura e docinha sem precisar experimentá-la. Verão é a melhor época para comprar e consumir melancias.



Com o começo do ano, as temperaturas tendem a se elevar, afinal estamos em pleno Verão. Por isso, o consumo de alimentos refrescantes e repletos de líquidos é uma ótima pedida. Talvez uma das frutas que mais agrada os brasileiros nesta época é a melancia. Com sua casca dura, no entanto, pode ser difícil conseguir escolher aquela mais docinha e saborosa.

Veja também: Seu cachorro está com carrapato? Veja TUDO que você precisa saber para se livrar do problema

Apenas quem teve o desprazer de comprar uma melancia passada sabe como o gosto e a experiência são decepcionantes. No geral, a escolha da fruta depende muito da sorte, mas não precisa ser assim, pelo menos não mais. Existem formas de saber se a melancia está boa para consumo ou não.

Como descobrir se a melancia está boa para o consumo

Primeiramente, é interessante saber que existem diversos tipos de melancias. Inclusive, algumas espécies são encontradas em roça e possuem coloração e sabor bem diferentes. Por isso, tenha claro em mente que estamos falando da melancia padrão e mais popular no país.

Comumente, essa melancia possui uma casca bem grossa rajada em tons de verde e branco. Por vezes, você vai encontrar tonalidades amarelas, e isso é um excelente sinal.

Quando a melancia possui marcas amareladas em sua casca, pode confiar em sua doçura. Pois é, essa cor sinaliza que o fruto está bem maduro e com a polpa bem “açucarada”.

Melancia Boa
Melancia Boa – Reprodução: https://segredosdomundo.r7.com/como-escolher-melancia-madura-e-doce/

Sinais de que a melancia está boa

Além das listras amareladas, outros sinais indicam que a melancia está boa par ao consumo humano. Você deve observar se a fruta está brilhante ou mais opaca. Quanto mais brilho a casca tiver, maior é a chance de ela não estar madura. Portanto, prefira comprar melancias opacas.

Outra dica é fazer “toc toc” na melancia. Como se estivesse batendo em uma porta, bata também na casca da fruta. Se o som for mais ressonante (se for oco) é sinal de que a unidade está mais madura.

A boa notícia é a de que os meses de Verão são os melhores para comprar melancias. Então utilize essas dicas e vá atrás da fruta perfeita.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário