scorecardresearch ghost pixel



Como plantar banana? Saiba como ter a fruta no quintal de casa

Descubra como é feito o plantio das bananeiras. Com as explicações, será possível plantar banana em casa e colher frutos saudáveis e saborosos.



Certamente você já se deparou com uma bananeira em alguma casa. A planta é bastante comum, logo é possível pensar que a banana é uma fruta fácil de plantar. Afinal, maçãs, laranjas e peras, por exemplo, crescem a partir do próprio fruto, que contém as sementes. O mesmo deve ocorrer com as bananas, certo? Na verdade, não.

Veja também: Receita caseira para limpar forno encardido e cheio de gordura

A banana nasce a partir da própria fruta?

Não, o processo de plantio da banana é diferente do processo das demais frutas citadas acima. Ainda que aqueles pontinhos escuros na polpa da banana pareçam sementes, eles não são. Tratam-se, na verdade, de óvulos não fecundados da fruta.

Como plantar banana?

Por isso, não é possível plantar uma banana na terra e esperar que um novo pé cresça dali. O processo de reprodução da bananeira é diferente e ocorre, basicamente, de duas formas.

  • Por sementes: insetos podem fazer a fecundação das plantas extraindo material da inflorescência masculina e levando a menina. As sementes acabam sendo propagadas pelo ar ou por outros animais.
  • Por reprodução vegetativa ou clonal: também é possível plantar a bananeira a partir de mudas. Retira-se o rizoma, chamado de broto, e o planta em outra área, de onde surgirá uma nova bananeira. O processo pode ser repetido e é, de longe, o mais usual.

Desenvolvimento de uma bananeira

Depois de ser plantada, a bananeira demora entre 12 e 24 meses para produzir frutos. Ou seja, pode levar até 2 anos para que uma bananeira produza bananas.

Além disso, diferente do que se imagina, a temperatura ideal para produção está entre 20ºC e 24ºC. Por isso, preferem climas mais amenos que o da maior parte do Brasil. Contudo, esses vegetais conseguem suportar até 35ºC e oferecer uma boa leva de bananas.

A banana nanica é a mais sensível às oscilações climáticas. Sendo que a banana maçã possui melhor adaptação às mudanças de temperatura. Além disso, as bananeiras preferem terras neutras e úmidas para crescerem saudáveis.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário