scorecardresearch ghost pixel



Conheça os inúmeros benefícios do chá de camomila, forma natural de tratar doenças inflamatórias

Entre outros benefícios o chá de camomila pode ajudar a tratar os sintomas da TPM e ainda aliviar as cólicas menstruais e estomacais.



Assim como muitos chás, o de camomila também possui os seus benefícios, e não são poucos. Conheça a seguir nove dos inúmeros benefícios desse chá para a sua saúde. Essa planta é rica em compostos bioativos que ajudam a combater a má digestão, acalmar e reduzir a ansiedade dentre outros benefícios.

Veja ainda: Poderoso chá de gengibre para trazer benefícios para a saúde

Este chá pode ser preparado usando as flores secas da camomila ou usando os sachês vendidos em supermercados, podendo ser combinando várias plantas também, como erva-doce e hortelã, por exemplo.

A camomila é conhecida cientificamente como Matricaria recutita ou vulgarmente como Margaça, Camomila-vulgar, Camomila-comum, Macela-nobre, Macela-galega ou simplesmente camomila.

Conheça os principais benefícios do chá de camomila

Promove a saúde da pele

Este chá também é muito bom para a pele, pois ajuda a acalmá-la e a remover as impurezas. A camomila possui um efeito anti-inflamatório, muito útil no combate a alergias, dermatite, queimadura pelo sol, erupções, feridas ou eczema.

Melhora o sono

A camomila tem propriedades calmantes e relaxantes. Ela possui um tipo de flavonoide chamado apigenina, que atua nos receptores do cérebro promovendo um efeito tranquilizante e sedativo.

Alivia cólicas menstruais

As propriedades analgésicas, antiespasmódicas e anti-inflamatórias do chá de camomila ajudam a aliviar as cólicas menstruais, além de melhorar os sintomas da TPM, atuando principalmente no humor, tendo em vista que seus bioativos ajudam a modular as ações da dopamina e serotonina, reduzindo o impacto dos sintomas depressivos.

Previne alguns tipos de câncer

Por ser antioxidante e anti-inflamatória a camomila pode prevenir o surgimento de alguns tipos de câncer, como o de próstata, por exemplo. O consumo regular da camomila pode inibir o crescimento tumoral, devido a presença de apigenina, um dos seus compostos bioativos que induzem a morte de células cancerígenas.

Atua no tratamento da ansiedade e depressão

As propriedades calmantes da camomila podem ajudar no tratamento do transtorno da ansiedade generalizada, depressão, estresse e hiperatividade.

Cuida do coração

Devido a presença de flavonoides, o chá de camomila pode diminuir a mortalidade associada com doenças coronarianas e o risco de sofrer infarto. Os flavonoides também podem contribuir com a diminuição da pressão arterial, do colesterol LDL e dos triglicerídeos, diminuindo, o risco de sofrer problemas cardiovasculares.

Ajuda a regular o açúcar do sangue

Outro benefício do chá de camomila é o de regular o nível de açúcar no sangue devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Elas protegem as células do pâncreas e, por isso, o seu consumo pode prevenir picos de hiperglicemia, tornando-se uma ótima opção para ajudar a controlar e prevenir a diabetes.

Auxilia no tratamento de feridas e inflamações

O chá de camomila pode auxiliar na cicatrização da pele, permitindo que a ferida seque, promovendo a regeneração da pele, e evitando o crescimento bacteriano. A camomila também melhora doenças inflamatórias, principalmente as que estão relacionadas ao trato gastrointestinal e à pele.

Alivia problemas estomacais

O chá de camomila possui também propriedades digestivas e anti-inflamatórias que podem ajudar a tratar problemas gastrointestinais como cólicas abdominais, náuseas, tonturas, gases, diarreia e mal-estar estomacal. A camomila ainda pode evitar o desenvolvimento da bactéria Helicobacter pylori, que é uma bactéria relacionada com a gastrite e a formação de úlceras estomacais.

Propriedades do chá de camomila

O chá de camomila possui propriedade antibacteriana, antiespasmódica, estimulante da cicatrização, antidiarreica, analgésica, anti-inflamatória, antimutagênica, antioxidante e calmante. Essas propriedades são devido aos seus componente bioativos como flavonoides, terpenos, cumarinas, ácido cafeico, luteolina, ácido clorogênico, entre outros.

Como fazer o chá de camomila para relaxar

O chá de Camomila seca apresenta propriedades relaxantes e ligeiramente sedativas que ajudam a tratar a insônia, a relaxar e a tratar a ansiedade e o nervosismo. Além disso, este chá também pode ajudar a reduzir as cólicas e espasmos durante a menstruação.

Ingredientes:

  • 2 colheres de chá de flores secas de Camomila.
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Coloque 250 ml de água para ferver, depois adicione as 2 colheres de chá de flores secas da planta. Tampe, deixe repousar durante cerca de 10 minutos e coe antes de beber. Este chá pode ser bebido 3 vezes por dia, e caso seja necessário pode ser adoçado com uma colher de chá de mel.




Voltar ao topo

Deixe um comentário