O auxílio emergencial ganhará novas parcelas em 2022. É importante destacar que não se trata de uma prorrogação do benefício, mas o pagamento de valores retroativos a pais solteiros. Isso porque o grupo deveria ter recebido duas cotas em 2020 ao invés de apenas uma.
Leia mais: Preciso me inscrever para receber o retroativo do auxílio emergencial?
Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou o projeto de lei que concedia o auxílio emergencial em dobro para pais monoparentais sem esposa ou cônjuge. O direito às cotas duplas ficou sendo exclusivo de mães chefes de família.
Neste cenário, os homens responsáveis unicamente pela casa receberam apenas R$ 600, enquanto as mulheres nessas mesmas condições sacaram R$ 1,2 mil. Entretanto, em junho de 2021, o Congresso Nacional derrubou o veto imposto pelo Executivo, dando direito aos pais solteiros dos pagamentos que não receberam em 2020.
Apesar de ainda não ter uma data exata para o início dos repasses, a Dataprev já liberou a consulta para aqueles que têm direito aos novos repasses do programa.
Como consultar o auxílio emergencial retroativo?
A consulta ao auxílio emergencial retroativo é feita de forma simples e prática. Basta o interessado acessar a página da Dataprev e preencher os campos com as seguintes informações: CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento.
Lembrando que o benefício extra será disponibilizado somente aos pais solteiros sem cônjuge e que possuem a tutela de pelo menos um filho menor de idade. Também será necessário ter atendido aos critérios de elegibilidade exigidos pelo programa na época da concessão.