scorecardresearch ghost pixel



Saiba quem poderá receber o auxílio emergencial em 2022

Nova rodada de pagamentos do programa emergencial deve atender milhares de famílias com valores retroativos.



O auxílio emergencial pode realizar uma nova rodada de pagamentos para quitar valores retroativos. Criado no início de 2020, o programa realizou seu último repasse em outubro de 2021, atendendo mais de 39 milhões de brasileiros afetados pela pandemia de Covid-19.

Leia mais: Novo calendário PIS/Pasep é aprovado; Consulte agora as datas e o valor

O Ministério da Cidadania confirmou novos depósitos, mas esclareceu que o programa não será prorrogado. Somente um grupo específico de pessoas terá direito ao retroativo do auxílio emergencial.

Esse grupo é formado por homens chefes de famílias monoparentais que não receberam a cota dobrada em 2020. Na época, as mães solo tiveram direito a duas parcelas do auxílio, enquanto os pais solteiros receberam apenas R$ 600.

O governo federal planeja pagar os valores referentes a cinco meses de benefício. Se a medida se confirmar, os homens com filhos menores de idade e sem cônjuge ou companheira receberão cerca de R$ 3 mil. Ainda não há data para os pagamentos, embora a verba já tenha sido liberada.

Posso recorrer do bloqueio?

Quem teve o auxílio emergencial bloqueado tinha o direito de recorrer da decisão do governo para tentar recuperar os valores. Contudo, essa possibilidade também se encerrou, e os beneficiários já não conseguem contestar a suspensão pelo site do programa.

Caso sua família tenha sido lesada com um bloqueio injustificado dos repasses, a saída é procurar a Defensoria Pública da União (DPU) ou uma Vara Federal para tentar resolver a situação na Justiça.




Voltar ao topo

Deixe um comentário