A água é indispensável para o bem-estar e manutenção da saúde. O líquido ajuda a hidratar o corpo, regular a temperatura, melhorar o funcionamento de órgãos e articulações, além de auxiliar no transporte de oxigênio e na absorção de nutrientes pelo organismo.
Leia mais: Alimentos que podem diminuir a pressão arterial
Mesmo com tantos benefícios, é necessário consumi-la de forma correta ou então podem surgir uma série de problemas no organismo. Confira a seguir uma lista de recomendações médicas que é preciso ter cuidado quando o assunto é a ingestão de água.
4 cuidados que se deve ter na hora de tomar água
- Consumir água mal armazenada
Não é seguro consumir água em garrafas abertas deixadas há muitas horas dentro do carro ou mesa de trabalho e que foram levadas à boca. Neste caso, existe o risco de contaminação por bactérias e fungos.
- Beber água de rios
Quando estamos em contato com a natureza, é natural o desejo de beber a água quando ela aparenta ser limpa e cristalina. Mas é preciso ter cuidado, pois, por não ser tratada, a água pode estar contaminada por substâncias químicas, dejetos e microrganismos, causando diarreias, vômito, febre e até complicações mais sérias.
- Beber água muito gelada
Apesar de ser prazeroso tomar água gelada em dias quentes, existe o risco de choque térmico no sistema digestivo quando consumimos o líquido extremamente gelado e com o corpo super quente. Os resultados podem ser espasmos dolorosos no esôfago, além da piora em quadros de rouquidão, faringite e amigdalite.
- Beber água ‘saborizada’ que passou do tempo
Algumas pessoas costumam adicionar pedaços de frutas crus, legumes e especiarias na água para dar sabor. A prática pode ser positiva, pois estimula o consumo do líquido e garante mais nutrientes. No entanto, quando não há o devido cuidado, existe o risco de contaminações e intoxicações alimentares leves. Por esse motivo, durante o preparo, os alimentos devem ser bem higienizados, frescos e a água consumida até o fim do dia.