scorecardresearch ghost pixel



Alimentos que podem diminuir a pressão arterial

Alimentos são ricos em micronutrientes e em substâncias que ajudam na diminuição da pressão arterial por meio da vasodilatação.



Alguns alimentos possuem a capacidade de diminuir a pressão arterial. Dentre eles podemos citar a beterraba, a pimenta, o alho, a cebola e o espinafre.

Leia mais: Cuidado! Cortar o glúten da dieta pode prejudicar o coração

Isso acontece porque eles são ricos em micronutrientes e substâncias que causam a redução da pressão arterial, sobretudo em razão do aumento da vasodilatação.

Como os alimentos ajudam a diminuir a pressão alta?

No caso da cebola, por exemplo, encontramos a quercetina, que é um flavonoide com fortes propriedades farmacológicas, sendo uma delas a redução da pressão arterial.

Já em relação à beterraba e o espinafre, existe uma grande concentração de potássio, poderoso nutriente que ajuda a eliminar o sódio (principal vilão da pressão alta) do organismo.

Sobre o chocolate amargo (com pelo menos 70% de cacau) e o alho, as chances de redução da pressão arterial surgem com a presença do óxido nítrico, que atua como um potente vasodilatador dos vasos sanguíneos. Outro que ajuda nesse controle é o iogurte, que é rico em cálcio, outro nutriente importante para o bom funcionamento dos vasos.

Mas, afinal, consumir os alimentos traz algum benefício?

O fato é que não existe um único alimento capaz de prevenir doenças crônicas, como no caso da hipertensão, ou que seja capaz de eliminar de vez com os efeitos prejudiciais do consumo excessivo de calorias, açúcar, sódio e gordura saturada.

Neste caso, de acordo com Marcia Gowdak, nutricionista e diretora científica do Departamento de Nutrição da Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo), para que o alimento atue como um agente potencializador, é necessário que ele seja consumido em meio a uma dieta altamente saudável e balanceada.




Voltar ao topo

Deixe um comentário