scorecardresearch ghost pixel



Declaração Anual do MEI já está disponível; aprenda a fazer

Já está valendo o prazo para a Declaração Anual do MEI. Os documentos precisam ser entregues até o final de maio. Veja como fazer.



A Receita Federal já liberou a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) para quem é microempreendedor individual (MEI). O prazo para declarar vai até 31 de maio. Quem perder esse prazo, pode pagar multa de até 20% do total dos tributos. Para evitar isso, veja como declarar.

Leia mais: Como fica a aposentadoria do MEI em 2022? Confira tudo aqui

A DASN é 100% online. Todas as etapas podem ser facilmente preenchidas por meio da internet, sem a necessidade de atendimento presencial. Para isso, quem é MEI pode fazer a DASn pelo site ou aplicativo.

Declaração Anual do MEI

A Declaração Anual tem que ser feita por meio da Receita Federal. É por ela que o MEI declara o faturamento ao longo do ano.

Para declarar, é só acessar o site da Receita Federal e informar o número do CNPJ. Depois disso, selecionar o ano de 2021 e clicar em “Valor da Receita Bruta Total”. Feito isso, o MEI vai informar o valor que foi faturado ao longo do ano anterior.

Também é necessário declarar os valores das receitas com comércio, indústria e serviços de transporte. O MEI também precisa informar se teve algum empregado ao longo daquele ano referente à declaração.

Feito isso, vai aparecer um resumo de todas as informações declaradas para que o MEI possa conferir todas as informações antes de seguir para a próxima etapa.

Se estiver tudo certo é só clicar em “Transmitir” e salvar o recibo da declaração. Esse registro é importante, caso seja necessário comprovar que você fez a declaração dentro do prazo estipulado pela Receita Federal. Quem perder o prazo, pode pagar multa.

Por isso, separe todos os documentos, como extrato bancário, notas fiscais e demais informações sobre funcionários para fazer a DASN o quanto antes. Lembrando que a Declaração Anual também pode ser feita por meio do aplicativo da Receita.




Voltar ao topo

Deixe um comentário