scorecardresearch ghost pixel



Descubra como afastar as formigas cortadeiras de suas plantas

Confira o porquê desses insetos cortarem as folhas dos vegetais e aprenda como afastar de vez as formigas para salvar suas plantas.



As formigas podem se tornar verdadeiras pragas em sua casa e, principalmente, em seu jardim. As formigas cortadeiras têm capacidade para devastar uma plantação inteira se não forem combatidas. 

Veja também: Aprenda a limpar o fogão muito sujo com ingrediente que você tem em casa

Elas são experts em cortar folhas novas e verdes e levar para sua colônia subterrânea. Além disso, esses insetos podem trazer diversos fungos para o jardim. Então, vale a pena investir em soluções para afastar as formigas de sua casa.

Vale destacar que, embora elas possam destruir os vegetais, as formigas também ajudam a melhorar o solo. Por conta dos buracos subterrâneos que cavam, o terreno fica mais “airado”. Além disso, elas acabam levando matéria orgânica para o espaço subterrâneo e ajudam a oferecer mais nutrientes. Contudo, é preciso dosar a quantidade de formigas e também a espécie, já que algumas podem causar mais danos do que melhorias.

Como afastar as formigas cortadeiras de seu jardim

O solo com terra endurecida e sem muita vegetação rasteira é o ideal para as formigas cortadeiras. Elas irão coletar folhas para levar à colônia e alimentar os fungos, que mais tarde serão os alimentos das formigas. Em outras palavras, essas formigas criam os fungos a partir das folhas que elas cortam para depois comê-los.

Por esse motivo, diversos vegetais acabam servindo como alvos de milhares de formigas em busca de folhas. Assim, facilmente, suas plantas serão destruídas pelos insetos que precisam cultivar os fungos.

A principal dica para afastar as cortadeiras está em prezar por um solo saudável e bem nutrido. O principal elemento que deve ser usado na fertilização é o molibdênio. Ele é um micronutriente que auxilia as plantas a crescerem por meio do consumo de nitrogênio. É mais difícil as formigas atuarem nas plantas com um solo fértil e vegetais bem desenvolvidos.

Meios para afastar as cortadeiras das plantas

Quando sua plantação está no início, as formigas ficam mais propensas a cortar as folhas novas. Isso atrapalha o desenvolvimento dos vegetais de modo decisivo. Uma dica é criar barreiras para que os insetos não cheguem até às mudas. Isso pode ser feito com garrafas PET, caixas de leite e outros materiais.

Outra maneira é utilizar pão francês duro, gergelim preto e vinagre. Basta ralar o pão e fazer uma pasta utilizando o farelo, o gergelim preto e o vinagre. Depois faça pequenas bolinhas e coloque-as próximas do formigueiro. Isso pode afetar o desenvolvimento do fungo e eliminar as formigas do jardim e da horta.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário