scorecardresearch ghost pixel



Descubra quem terá direito ao desconto na conta de luz em janeiro

Programa criado pelo governo durante o auge da crise hídrica oferece descontos na conta de energia elétrica.



Quem economizou energia no ano passado terá uma boa supresa na conta de luz de janeiro. No auge da crise hídrica enfrentada pelo país, o governo federal criou um programa com descontos para consumidores que pouparam pelo menos 10% de energia elétrica entre setembro e dezembro de 2021.

Leia mais: Recebeu uma multa de trânsito indevida? Saiba como recorrer

De acordo com informações oficiais, cerca de 35,3 milhões de pessoas devem ser beneficiadas pelo Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica.

A adoção da medida foi resultado da pior crise hídrica vivida pelo Brasil. A falta de chuvas deixou os reservatórios em níveis baixíssimos, e especialistas chegaram a falar sobre um possível apagão.

Quem terá direito ao desconto?

Os clientes que reduziram de 10% a 20% do consumo entre setembro e dezembro do ano passado receberão o desconto direto na conta. Como base de comparação, será considerado o gasto da unidade consumidora em igual período de 2020.

O Ministério de Minas e Energia detalhou que o abatimento será de R$ 0,50 por cada kWh (quilowatt-hora) poupado. No total, cerca de R$ 2,4 bilhões em bônus serão distribuídos para brasileiros todo o país.

Não é necessário se inscrever ou solicitar o desconto, que será concedido automaticamente na conta de luz de janeiro de 2022. Os detalhes poderá ser conferidos no próprio boleto de energia, onde o valor do abatimento estará detalhado.




Voltar ao topo

Deixe um comentário