scorecardresearch ghost pixel



Dicas imperdíveis do que fazer para acelerar a resposta dos benefícios do INSS

É longa a fila de espera para o pagamento dos benefícios do INSS. Veja como acelerar o processo de liberação do dinheiro.



Conseguir os direitos aos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nem sempre é fácil. Tanto que hoje no Brasil mais de 1,8 milhão de pessoas aguardam na fila de espera para conseguir o acesso aos benefícios. Por isso, veja como acelerar esse processo.

Leia mais: INSS: Liberado calendário de pagamento e valor do 14º salário

A fila do INSS é extensa e já dura anos. Muitos ainda vivem na expectativa de quando vão conseguir ter acesso ao dinheiro dos benefícios do INSS.

Benefícios do INSS

Mesmo que os pedidos sejam feitos em caráter de urgência, a demora pela liberação pode durar meses e até mesmo anos. Tanto que, só para se ter uma ideia, dos quase 2 milhões de pedidos na fila, pelo menos 400 mil são de pedidos de urgência.

E essa demora é por vários motivos, até mesmo pela falta de documentos que sejam essenciais para acelerar o processo de liberação dos benefícios do INSS. Para facilitar essa etapa, quanto mais documentos o contribuinte reunir, maiores as chances de ter acesso ao dinheiro.

O que se sabe é que todas as análises do INSS naturalmente levam tempo. São vários os pedidos de benefícios, como a aposentadoria por idade ou contribuição, assim como o salário-maternidade, pensão por morte, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e tantos outros pagos pelo INSS.

Vale lembrar ainda que todos os valores sofreram alterações agora no início de 2022, com o novo salário mínimo que já entrou em vigor no Brasil. Se a fila de liberação dos benefícios do INSS já era demorada, com a pandemia da Covid-19 a situação ficou ainda pior. Com isso, muitos pedidos ainda estão na longa lista de espera e sem previsão de quando vão ser analisados.

Além disso, também por conta da pandemia, o INSS vem trabalhando com número reduzido de funcionários. Agora, para tentar dar mais agilidade, o INSS tem recebido atestados onlines para as perícias médicas, além do reconhecimento facial. Acompanhe os pedidos pelo aplicativo “Meu INSS” e envie o quanto antes todos os documentos solicitados. Outra dica é deixar sempre as informações atualizados nos sistemas do INSS.




Voltar ao topo

Deixe um comentário