scorecardresearch ghost pixel



Dicas incríveis para gastar menos gás de cozinha na sua casa

Algumas práticas simples no dia a dia vão fazer você economizar muito gás ao longo dos meses. Confira seis dicas valiosas sobre o tema.



O gás de cozinha foi um dos produtos que mais encareceu nos últimos meses. O alto preço fez com que muitos brasileiros buscassem formas alternativas de cozinhar para economizar gás. Contudo, separamos algumas dicas funcionais para evitar o desperdício e ainda economizar um bom dinheiro.

Veja também: Hidrocultura: quais plantas você pode cultivar utilizando apenas água

Existem diversos elementos que contribuem para o gasto excessivo de gás de cozinha. Boa parte deles podem ser evitados ou minimizados. Isso fará com o seu gás dure por muito mais tempo sem precisar trocar ou reabastecer o botijão.

Dicas para economizar o gasto do gás de cozinha

Primeiramente, vale destacar que o gás deve ser comprado em locais de confiança e boa procedência. Prefira distribuidoras de marcas específicas ou estabelecimentos que atestem sua qualidade. Tendo isso em mente, vamos às dicas valiosas para economizar:

1 – Registro do gás

O registro do gás é a válvula que permite ou bloqueia a saída dele para o fogão e para o forno. Deixá-la na abertura máxima gera desperdício. Ainda que seja pouca a quantidade de gás que se dissipa sem utilidade, pense em quantas vezes a chama é acionada por dia.

Assim, um pouquinho de economia em cada acionamento, vai gerar um grande impacto ao longo do mês. Por isso, a dica é manter o registro um pouco mais aberto além da metade. Nunca deixe totalmente aberto.

2 – Bocas entupidas

Certifique-se que seu fogão não está com as bocas entupidas. Restos de alimentos, gordura e sujeira podem se acumular nos buraquinhos por onde saem as chamas. Se isso acontecer, o gasto de gás tende a ser maior.

Pra ver se alguma boca está com os furinhos obstruídos, preste atenção na cor do fogo. Chamas amarelas ou laranjas são sinais de que o problema aconteceu. Para resolvê-lo basta passar um arame fino ou uma ferramenta própria para isso.

3 – Pare de abrir o forno

Toda vez que o forno é aberto para conferir se o alimento está no ponto, gasta-se mais gás. Por isso, pare de abrir o equipamento a todo momento. Além do mais, o forno fechado é mais eficiente par assar e o cozimento será mais rápido.

4 – Prefira a panela de pressão

Alimentos mais duros e que demoram mais tempo para cozinharem podem ser colocados na pressão. Por isso, prefira utilizar a panela de pressão e diminuir o tempo de fogo.

5 – Cuidado com o ar

Quando a cozinha está aberta e o vento começa a bater, ele pode atrasar o processo de cozimento. Isso gera mais tempo de fogo e, consequentemente, mais gasto de gás. Então prefira cozinhar com o ambiente sem correntes de ar.

6 – Panela velha gasta mais

Quanto mais camadas de gordura acumuladas no fundo das panelas velhas, mais elas gastaram o gás. Pois é, o alimento demora mais tempo para ficar pronto. A dica é utilizar as panelas mais novas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário