scorecardresearch ghost pixel



Entenda porque mulheres podem ter dificuldade de se aposentar por idade em 2022

Se você é mulher e quer se aposentar ainda em 2022, é bom rever o planejamento já que a aposentadoria ficou mais difícil com a Reforma,



A Reforma da Previdência, em 2019, deixou o sonho da aposentadoria mais distante de muitas mulheres brasileiras. É que com as novas regras, algumas podem ter dificuldade para se aposentar ainda em 2022. Veja se é o seu caso e se é possível reverter essa situação.

Leia mais: INSS: Confira as datas de pagamento do 13º salário do INSS

Pelas novas regras, as mulheres que fazem 61 anos agora em 2022 podem não conseguir se aposentar, mesmo dentro da regra de transição. É que o cálculo ficou diferente e mais burocrático.

Aposentar em 2022

Para as mulheres, as novas regras da Reforma da Previdência consideram a inclusão de mais períodos a cada ano. Ou seja, ficou mais difícil se aposentar do que era antes das mudanças.

Isso porque, pela aposentadoria por idade, mesmo que na regra de transição é incluído a cada ano mais seis meses. Ou seja, esse cálculo vai até 2023, quando as mulheres que fazem parte dessa regra completarão 62 anos e, assim, poderão se aposentar.

Antes das novas regras começarem a valer, a idade mínima para a aposentadoria era de 60 anos. Mas, com a reforma, passou a ser de 60 anos e seis meses no primeiro ano. E assim vai sendo contado até que as mulheres completem os 62 anos.

Assim, para que uma mulher consiga se aposentar agora em 2022 ela vai precisar ter como idade mínima 61 anos e seis meses. Caso contrário ela não consegue se aposentar mais. Outra exigência é que as mulheres tenham 15 anos de contribuição.

Para a grande maioria, essa conta não fecha. Com isso, quem contava os meses para se aposentar em 2022 agora vai ter que esperar mais tempo. Dessa forma, as mulheres que fazem aniversário em janeiro vão ter que esperar mais seis meses para conseguirem aposentar em 2022.

Com isso, o pedido de aposentadoria para quem faz aniversário em janeiro só poderá ser feito em julho de 2022. E aquelas que fazem aniversário depois de julho só vão poder se aposentar em 2023.




Voltar ao topo

Deixe um comentário