scorecardresearch ghost pixel



Entenda quais as chances de prorrogação do auxílio emergencial após 90 dias sem pagamentos

Programa emergencial criado para ajudar a população de baixa renda durante a pandemia chegou ao fim em outubro.



Após meses de pagamentos que atenderam quase 39 milhões de brasileiros, o auxílio emergencial foi encerrado em outubro do ano passado. O fim do programa deixou parte desse grupo sem nenhuma renda, e ainda causa bastante polêmica devido à situação econômica complicada do país.

Leia mais: Ficou desempregado? Veja 3 benefícios que você pode receber

Quando o encerramento do programa foi anunciado, o ministro da Cidadania, João Roma, chegou a dizer que todos os ex-beneficiários seriam contemplados com alguma ajuda do governo. Segundo os dados da própria pasta, cerca de 25 milhões de brasileiros precisavam de apoio.

Mas após cerca de três meses desde o encerramento do auxílio, pouco foi feito por essa parcela da população. Embora os efeitos da pandemia continuem sendo sentidos da economia, apenas uma parte muito pequena dos antigos atendidos pelo programa tiveram acesso a um novo benefício.

Auxílio Brasil

Cerca de 2,7 milhões de pessoas de baixa renda conseguiram entrar no Auxílio Brasil neste mês de janeiro. O número é bastante baixo em relação ao total de famílias contempladas anteriormente pelo auxílio emergencial.

O novo programa de transferência de renda foi criado no ano passado após a extinção do Bolsa Família. Com a inclusão desses aprovados, mais de 17 milhões de brasileiros farão parte da folha de pagamento do benefício.

Retroativo do auxílio emergencial

O governo chegou a liberar uma nova rodada de repasses na última semana, mas somente um grupo específico de pessoas teve acesso aos valores. Apenas pais de famílias monoparentais que não receberam o auxílio em dobro em 2020 puderam receber até R$ 3 mil de retroativo.

Para os demais brasileiros, as esperanças são poucas ou nenhuma. Em declaração recente, o ministro João Roma afirmou que não há condições financeiras para viabilizar novas parcelas do benefício.




Voltar ao topo

Deixe um comentário