O Auxílio Brasil teve início em novembro, logo após a extinção do antigo Bolsa Família. Embora algumas regras tenham mudado, o novo programa de transferência de renda segue os mesmos moldes do antigo, como calendário de pagamento e formas de ingresso.
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Em janeiro, o Ministério da Cidadania confirmou que mais de 17 de milhões de pessoas terão acesso ao benefício. O número representa um acréscimo de cerca de 2,7 milhões de famílias em relação à folha de pagamento de dezembro.
Assim como já era de costume, a Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência) fará um pente fino para verificar se o beneficiário ainda satisfaz os critérios de elegibilidade. Caso esteja fora de alguma das exigências, seu pagamento será bloqueado.
Bolsa Família bloqueado pode receber Auxílio Brasil?
Quem sofreu o bloqueio do Bolsa Família tem a possibilidade receber o Auxílio Brasil. Contudo, o cidadão precisa resolver a pendência que levou à suspensão dos pagamentos. Conheça alguns dos motivos mais comuns para bloqueio do benefício:
- Morte do beneficiário ou de toda a família;
- Desligamento da pessoa da família responsável pelo cadastro, desde que não esteja prevista transferência para outra família;
- Família não localizada por período igual ou superior a 48 meses;
- Recusa, por parte da família, em prestar informações;
- Omissão de informação ou prestação de informação inverídica comprovada;
- Solicitação do próprio beneficiário; e
- Decisão judicial.
Regras do Auxílio Brasil
Se você já fez parte da folha de pagamento do Bolsa Família e agora quer solicitar o novo benefício, precisa estar de acordo com as seguintes regras:
- Ter registro atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);
- Estar situação de extrema pobreza (renda familiar de até R$ 105 por pessoa); ou
- Estar situação de pobreza (renda familiar de até R$ 210, desde que tenha uma gestante, nutriz ou menor de 21 anos em sua composição).
Para consultar a situação do benefício ou tirar dúvidas sobre o programa, acesse o aplicativo Auxílio Brasil, o aplicativo Caixa Tem ou ligue para o atendimento da Caixa pelo telefone 111.