Um alerta bem diferente para donos de gatos foi feito por bombeiros de Seul, capital da Coreia do Sul. Os profissionais revelaram que pelo menos 107 incêndios registrados na cidade entre janeiro de 2019 e novembro de 2021 foram causados por felinos.
Leia mais: Aprenda a fazer areia de gato biodegradável e super barata em casa
Em 52 casos, o fogo teve início quando os tutores estavam fora de casa. Segundo os dados do Departamento Metropolitano de Incêndios e Desastres de Seul, a maior parte dos incidentes foi causado por animais ligando fogões elétricos por indução.
Esse modelo de fogão é bastante popular no país, mas embora seja considerado mais seguro por não produzir fogo, apresenta riscos quando ativado acidentalmente. E quem tem um gato sabe bem que é bem difícil impedir o acesso do bichinho a algum lugar sem tomar nenhuma medida adicional.
Mesmo sem fogo, um fogão por indução pode entrar em contato com um objetos inflamáveis deixados próximos a ele, provocando incêndios. Ao menos quatro pessoas ficaram feridas e vários animais se tornaram vítimas nos casos relatados em Seul.
“Incêndios iniciados por gatos continuam a ser relatados nos dias de hoje. Aconselhamos os donos de animais de estimação a prestar atenção extra, pois o fogo pode se espalhar amplamente quando não há ninguém em casa”, disse ao jornal Korea Herald o porta-voz dos bombeiros de Seul, Chung Gyo-chul.
Mas esse problema não é exclusivo da Coreia do Sul. O jornal The Washington Post afirmou recentemente que quase três incêndios são provocados diariamente por animais de estimação nos Estados Unidos. A informação tem como base um levantamento da Associação Nacional de Proteção contra Incêndios.
Como evitar acidentes
As campanhas de conscientização para prevenção desse tipo de incidente aconselham os tutores sobre como evitá-los tomando atitudes simples. A orientação da Cruz Vermelha aos donos é remover botões dos fogões e protegê-los com tampas toda vez que se ausentarem da casa.
Também é indicada a substituição das velas tradicionais por modelos a bateria. O movimento do fogo é altamente atrativo para os gatos, que podem acabar seriamente feridos nessas situações.