scorecardresearch ghost pixel



Verão acende alerta para cuidados redobrados com os animais

Confira as doenças e situações mais comuns que podem comprometer a saúde do seu pet no verão e proteja-o desses problemas.



A chegada do Verão representa a temporada de viagens e diversão ao ar livre. Porém, alguns cuidados devem ser tomados para evitar problemas oriundos do calor e do sol excessivo.

Esses cuidados não atingem apenas os seres humanos, mas se estendem aos animais de estimação. É preciso atenção para que seu bichinho não sofra diante das altas temperaturas.

Veja também: Siga este passo a passo e acabe com os carrapatos de uma vez por todas

Algumas doenças animais estão associadas à alta proliferação durante a estação mais quente do ano. Pulgas e carrapatos se tornam mais frequentes no Verão.

Além disso, os casos de leishmaniose visceral e as otites (inflamações de ouvido) também aumentam nessa época. Para entender como proteger seu amigo de quatro patas, separamos alguns cuidados que devem ser tomados.

Cuidados com os animais deve aumentar durante o verão

A primeira coisa e, talvez, a mais óbvia de todas é manter seu cão ou gato sempre bem hidratados. Deixe água limpa e potável ao fácil acesso do animal, para que ele beba sempre que quiser. Nos dias mais quentes, é possível até colocar uma ou duas pedras de gelo na água. Contudo, não exagere na quantidade de gelo.

– Pulgas e carrapatos: no verão, a proliferação de pulgas e carrapatos é maior. Por isso, tenha cuidado ao levar os cães para passear e invista em coleiras antipulgas ou medicamentos de prevenção. Esses animais não trazem apenas incômodo, eles também podem transmitir doenças graves.

– Otite: a inflamação no ouvido, ou otite, também aparece como frequência nos cães. Como a época é de chuvas, o maior contato com a água pode deixar as orelhas úmidas, facilitando as otites. Sempre que for dar banho ou colocar o animal na água, proteja os ouvidos dele.

– Problemas de pele: a umidade e a presença de pulgas e carrapatos também pode provocar dermatites. Essas inflamações de pele devem ser levadas em conta pelos tutores para manterem os cães sempre bem cuidados e secos.

– Leishmaniose visceral: essa doença é grave e não tem cura. A melhor coisa a se fazer é prevenir, limpando o quintal com frequência e utilizando coleiras antipulga no cão. Pois elas também afastam o mosquito palha, transmissor da patologia.

Por fim, mantenha a carteira vacinal em dia e cuide bem do seu pet nos dias mais quentes. Na verdade, preste atenção durante todo o ano e não hesite em procurar um veterinário diante de qualquer sintoma.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário