A hiperglicemia ocorre quando os níveis de glicose (açúcar) no sangue estão muito altos. Essa condição está ligada ao consumo em excesso de carboidratos e açúcares, ao sedentarismo, à obesidade, e até mesmo aos efeitos colaterais de certos medicamentos.
Leia mais: Chás poderosos: 4 receitas para baixar o açúcar no sangue e controlar o diabetes
Quando não tratada e acompanhada corretamente, a situação pode evoluir para diabetes. Quem tem essa doença crônica não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a que produz. O hormônio é responsável por levar a glicose do sangue para o interior das células, para que seja usada como fonte de energia.
6 sintomas da hiperglicemia
Alguns sintomas e sinais do corpo podem indicar que seu organismo não está conseguindo lidar com o excesso de açúcar no sangue. Confira seis dos principais:
- Dor de cabeça;
- Enjoo;
- Sede excessiva;
- Cansaço excessivo;
- Vontade frequente de urinar;
- Sonolência.
O tratamento da hiperglicemia e do diabetes é feito com medicamentos específicos ou injeção de insulina. Caso tenha alguns desses sintomas, procure orientação médica o quanto antes.
Autotratamento
Embora o acompanhamento médico seja essencial nesses casos, adotar alguns hábitos em sua rotina pode ajudar bastante na redução da glicose. Veja alguns deles:
- Praticar atividade física regularmente;
- Ter uma alimentação saudável e equilibrada, evitando alimentos ricos em carboidratos ou açúcares;
- Manter o peso ideal por meio de exercícios e alimentação adequada;
- Medir regularmente a glicemia.