scorecardresearch ghost pixel



Gripe e Covid-19 estão em alta: saiba o que fazer para se proteger

Com a explosão de casos de Covid-19 e gripe, separamos algumas dicas para você se proteger e passar longe das duas doenças.



O ano de 2022 começou com mais uma preocupação, sendo o surto de gripe em várias partes do Brasil. Isso sem contar os novos casos de Covid-19, principalmente depois das festividades de Natal e Ano Novo. Separamos algumas dicas para você se proteger e evitar as duas doenças.

Leia mais: Adeus, gripe! 6 receitas de chás fáceis para aliviar os sintomas

Está difícil frear o avanço da pandemia da Covid-19, com novas ondas da doença e mais variantes surgindo em todo o mundo. Se não bastasse isso, tem ainda os casos de gripe que também aumentaram.

Gripe e Covid-19

Novas restrições têm sido adotadas em várias partes do país para tentar conter o avanço das duas doenças. Para se proteger, muitos cuidados são os mesmos. Ou seja, valem tanto para prevenir a Covid-19 quanto a gripe.

Isso porque as duas doenças são respiratórias. Assim, a primeira forma de proteção é o uso de máscara. Em qualquer lugar que tenha mais pessoas, use a máscara o tempo todo. Só ela consegue proteger o nariz e a boca e ajuda a evitar a transmissão das duas doenças.

Evite também as aglomerações. A gente sabe que está difícil manter a distância de amigos e familiares depois de tantos anos de isolamento. Mas, ainda assim, evitar o contato próximo continua sendo uma das formas de prevenção. Evite principalmente os lugares fechados. A variante Ômicron tem sido a mais preocupante no Brasil nos dias de hoje. E é altamente contagiosa.

Outra dica é reforçar os cuidados com as mãos. Lave sempre e evite levar a mão à boca, nariz ou nos olhos. Principalmente quando estiver em público ou em lugares que possam ter maior risco de contaminação.

A vacinação também é essencial. Acompanhe todas as doses da vacina contra a Covid-19 e confirme também se a sua vacinação contra a gripe está em dia. Se não, procure pelas doses o quanto antes e reforce a proteção.

Em qualquer sina de sintoma, procure um médico o quanto antes. Mesmo que as unidades de saúde estejam lotadas, essa é uma recomendação. Porque só assim, com a confirmação da doença, é possível se cuidar ainda mais e proteger você e mais pessoas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário