scorecardresearch ghost pixel



Surto de gripe: 5 alimentos para aumentar a imunidade e se prevenir

Aumento de número casos de doenças respiratórias e infecções virais preocupa os brasileiros neste início de ano.



As doenças respiratórias e infecções virais tiveram um aumento significativo neste início de ano, especialmente nas capitais brasileiras. A situação gerou alerta sobre um surto de gripe, o que levou muitas pessoas a retomarem os cuidados adotados no início da pandemia de Covid-19.

Leia mais: Gripou? Conheça 3 chás eficientes contra gripe e resfriado

Em meio à preocupação de contrair novas e antigas doenças, aumentou a procura por produtos naturais que aumentam a imunidade. Conheça cinco alimentos para manter o bom funcionamento do sistema imunológico e combater possíveis infecções.

1 – Mel com própolis

Essa mistura bastante conhecida é poderosa para fortalecer o sistema imunológico. O mel tem função antimicrobiana que atua nas vias respiratórias. O própolis também evita infecções e inflamações, por isso quando unidos eles têm um efeito potencializado no corpo.

2 – Castanha-do-Pará

O alimento é rico em substâncias que auxiliam o bom funcionamento do sistema imunológico, como vitamina E, cálcio e magnésio, “Sua dose diária recomendada é entre uma e duas unidades, ou seja, um pequeno pacote chega a durar uma semana em ambientes arejados”, diz a nutricionista Cyntia Maureen.

3 – Caldos e sopas quentes

Comidas e bebidas quentes podem aliviar alguns sintomas da gripe porque aumentam o fluxo de secreções nasais em quem já está doente. “Abóbora com gengibre, feijão e o famoso caldo verde são ótimas opções de receitas para aqueles que estão se sentindo indispostos. Uma dica é caprichar no alho na hora do preparo pois o tempero, além de saboroso, é rico em vitamina A e C que vão favorecer o funcionamento do sistema imunológico”, afirma Cyntia.

4 – Frutas cítricas

As frutas cítricas são ricas em em vitamina C, que ajuda o sistema imunológico a funcionar bem. Alguns exemplos são: laranja, kiwi, limão e tangerina. “A laranja ainda contribui no retardo do envelhecimento e prevenção da anemia, podendo ser consumida in natura ou até mesmo em sucos e geleias”, explica a nutricionista.

5 – Aveia

Excelente fonte de fibras, a aveia melhora o funcionamento do sistema digestivo, o que aumenta a imunidade. O alimento também possui outras substâncias importantes para a defesa do organismo, como zinco, cobre, ferro, cálcio e magnésio.

A maneira correta de prevenir infecções virais é adotar as medidas recomendadas pelos órgãos de saúde, como tomar as vacinas, evitar aglomerações, usar máscaras e manter uma boa higiene. As dicas acima não dispensam a busca por orientação médica e isolamento no caso de algum sintoma.




Voltar ao topo

Deixe um comentário