scorecardresearch ghost pixel



Imposto de Renda: se prepare para a declaração de 2022

A declaração do Imposto de Renda é um compromisso já nos primeiros meses do ano. Quem não declara pode ser pego pelo leão.



Todo início de ano, a declaração do Imposto de Renda (IR) é mais um dos compromissos dos brasileiros. A declaração é feita já nos primeiros meses do ano. Por isso, veja como se preparar para cumprir os prazos e evitar qualquer contratempo por atraso na declaração.

Leia mais: Sua CNH está vencida? Veja agora se você precisa renovar ainda no mês de janeiro

Antes de tudo é importante entender o que é o Imposto de Renda. Esse tributo é cobrado pelo governo federal, de acordo com os ganhos das pessoas e das empresas ao longo do ano anterior. A declaração é sempre feita no início de cada ano, sendo entre os meses de março e abril.

Imposto de Renda 2022

Para quem tem dificuldade em fazer a declaração do Imposto de Renda, a saída é contar com ajuda profissional de contadores especialistas no assunto. Mas, você também pode fazer uso da tecnologia para facilitar esse processo.
Dessa forma, pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda” os contribuintes conseguem conferir os documentos necessários e cada etapa para a declaração.

O aplicativo é da Receita Federal. Por isso é considerado seguro e um aliado dos contribuintes na hora de fazer a declaração. O primeiro passo é organizar toda a papelada que vai ser apresentada à Receita.

Por exemplo, é preciso informar mudanças como a compra e venda de bens, assim como as dívidas, as rendas, aluguéis, aposentadoria. Em fim, uma extensa lista de informações sobre a renda e a movimentação de dinheiro ao longo do ano.

Além disso, se existir, é importante fornecer também uma cópia da declaração do Imposto de Renda do ano anterior. O valor é pago de acordo com os rendimentos que forem declarados pelos contribuintes.

Dessa forma, quem tem renda maior paga mais do que os que possuem renda inferior. Em linhas gerais, a declaração do Imposto de Renda é uma forma de comprovar para o governo que todos os bens e ganhos do ano anterior estão de acordo com a renda e dentro da lei.




Voltar ao topo

Deixe um comentário