scorecardresearch ghost pixel



Sua CNH está vencida? Veja agora se você precisa renovar ainda no mês de janeiro

Para os motoristas que estiverem com a CNH vencida desde maio e junho de 2020, o prazo para renovação é até 31 de janeiro.



O calendário de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estava suspenso desde o início da pandemia, por isso é importante que os motoristas que estiverem com a CNH vencida fiquem atentos ao novo calendário de renovação.

Veja mais: Novidades Instagram: Rede social testa feed cronológico e like em Stories

Conforme a norma estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os motoristas que tiveram seus documentos expirados entre os meses de maio e junho de 2020, precisarão renova-los até o próximo dia 31 de janeiro.

O novo calendário está disponível desde o último mês de novembro e desde então, tem regularizado os condutores que estavam com seus documentos vencidos. Lembrando que os motoristas que estavam nessa situação tiveram que passar por um procedimento que teve sua validade até o dia 30 de dezembro.



Agora, quem não fizer a renovação do documento e for pego dirigindo poderá pagar uma multa de R$ 293,47 pelo cometimento da infração gravíssima e ainda pode levar sete pontos na carteira.

Veja como renovar a CNH

Utilizando o estado de São Paulo como exemplo, o condutor pode fazer a renovação da CNH de forma online utilizando o portal do Detran-SP, Poupatempo ou pelo aplicativo do Poupatempo digital. A realização do serviço será efetuada somente se a pessoa não tiver nenhum bloqueio no prontuário como suspensão ou cassação do documento.

Caso queira fazer de forma presencial, basta agendar no portal do Poupatempo o posto em que deseja ser atendido.

  • Renovação das categorias C, D ou E: é preciso marcar primeiro o exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas.
  • Renovação das categorias A e B: O motorista deve escolher a data e hora para fazer o exame médico com um profissional credenciado pelo Detran. No caso de profissionais que exercem atividade remunerada é necessário que se faça também o exame psicológico.

O valor da taxa de emissão do documento é de R$ 116,50 que inclui o envio pelos Correios (Banco do Brasil, Bradesco, Santander e casas lotéricas).

A CNH no formato digital, que é válida em todo o país, é disponibilizada por meio do aplicativo da CDT (Carteira Digital de Trânsito), da Serpro (Empresa de Tecnologia da Informação do Governo Federal) disponível nos sistemas operacionais Android e iOS.




Voltar ao topo

Deixe um comentário