scorecardresearch ghost pixel



INSS aumenta valor do BPC a partir de janeiro; Veja quem recebe

Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um direito de idosos e pessoas com deficiência pertencentes a famílias de baixa renda.



O novo salário mínimo nacional passou a valer no dia 1º de janeiro de 2022. O valor de R$ 1.212 representa alta de 10,18% em relação aos R$ 1.100 pagos durante 2021. Esse reajuste altera não só a remuneração dos trabalhadores, mas também os benefícios previdenciários.

Leia mais: INSS: Confira as datas de pagamento do 13º salário do INSS

Um dos afetados pela correção é o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Cada beneficiário do programa recebe um salário mínimo por mês, sem direito a 13º salário.

O BPC é voltado para idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência ou incapacidade de longa duração. Para receber, é necessário ter renda familiar de até um quarto de salário mínimo per capita.

Como solicitar o BPC

Quem se enquadra nas regras solicitadas e quer solicitar o benefício precisa procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa. No local, serão coletados os dados de sua família para inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Esse sistema do governo identifica pessoas de baixa renda para levar medidas e programas de assistência social até elas. Ele é a porta de entrada para diversas iniciativas importantes, com o Auxílio Brasil.

Após a inscrição no CadÚnico, o cidadão deve baixar o aplicativo Meu INSS para solicitar o BPC. O pedido também pode ser feito via telefone, pelo número 135.




Voltar ao topo

Deixe um comentário